Quando os pais se separam com quem fica a guarda dos filhos?

Quando os pais se separam com quem fica a guarda dos filhos?

1.584 que, via de regra, a guarda dos filhos será compartilhada. Isso significa que, salvo raríssimas exceções, ambos os pais são responsáveis pela criação dos filhos comuns, exercendo conjuntamente os direitos e deveres de pai e mãe, ainda que não convivam sob o mesmo teto.

Como a separação afeta a criança?

Se tornam mais sensíveis ao que acontece com os outros, têm mais capacidade de entender o que é divórcio, mas não expressam qualquer opinião sobre isso. A criança pode vir ter pesadelos, sentir-se triste ou com raiva, ter problemas com provas e atividades escolares.

De quem é a prioridade da guarda dos filhos?

LEIA TAMBÉM:   Como diminuir endividamento?

O novo código estabelece igualdade entre a mãe e o pai na escolha da guarda. De acordo com a legislação civil atual, a mãe sempre tem preferência para ficar com os filhos, a menos que tenha sido a única responsável pela separação do casal.

Quais as consequências de uma separação para os filhos?

Sentimento de abandono, agressividade dirigida aos pais, prejuízo no rendimento escolar e alterações de comportamento são mais frequentes entre as crianças acima de seis anos.

Qual a idade que o filho pode escolher com quem ficar?

a partir dos 12 anos
Entretanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente a partir dos 12 anos, existe a possibilidade de a criança ser ouvida pelo Juiz, possível então demonstrar a preferência da guarda, ou seja, com qual dos pais prefere morar.

Quais as consequências de uma separação?

Desestruturação emocional, rebaixamento na auto-estima, medo, angústia, tristeza, insegurança, insônia e isolamento são alguns dos sentimentos e emoções que passam a povoar o universo de muitas pessoas divorciadas, sobretudo nos dois primeiros anos após a separação.

LEIA TAMBÉM:   Quantos tipos de Coaching existe?

Como lidar com a separação quando se tem filhos?

Fale com seus filhos da realidade da separação, tendo o cuidado de não culpar ninguém. Assegure aos seus filhos que eles não têm nenhuma responsabilidade pelo o que ocorreu. As crianças precisam de honestidade e de uma razão para o fato da mãe e o pai não viverem mais juntos.

Como superar a separação quando se tem filhos?

São elas:

  1. Viva suas emoções. É comum sentir um misto de emoções, especialmente negativas, após um término.
  2. Desabafe com os amigos. Ter pessoas que gostam de você por perto é fundamental para uma boa recuperação.
  3. Não se culpe.
  4. Foque no lado negativo.
  5. Afaste-se completamente.
  6. Elimine gatilhos.
  7. Cuide de si.