Quando ocorre a inflamacao granulomatosa?

Quando ocorre a inflamação granulomatosa?

Esse tipo de inflamação ocorre quando há agentes agressores difíceis de serem erradicados, formando uma aglomeração de células de defesa para envolver o agente agressor na tentativa de contê-lo. Por ser um mecanismo de defesa, uma boa resposta imunitária celular é essencial para a organização dos granulomas.

Quais os tipos de granulomatose?

Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).

O que é Tumefação granulomatosa?

A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.

Por que a tuberculose é chamada de uma doença granulomatosa?

É uma doença granulomatosa que está relacionada, inicialmente, com a inala- ção da bactéria e termina com uma resposta de hipersensibilidade tardia, mediada por linfócitos T. A patogenia da tuberculose depende do poder da bactéria sobreviver no citoplasma de macrófagos (PAIVA, 2006).

LEIA TAMBÉM:   Qual comida comeca com a letra Y?

Quais são os principais tipos celulares encontrados em um granuloma?

As principais células que estão envolvidas na reação granulomatosa são os leucócitos mononucleares, como os linfócitos e macrófagos; podem ter também eosinófilos dependendo de qual for o agente etiológico.

O que é granuloma tuberculoso?

O granuloma tuberculoso, denominado de tubérculo, é caracterizado pela presença de necrose caseosa central, com infiltrado periférico de macrófagos modificados (células epitelióides e células gigantes), linfócitos, plasmócitos e fibroblastos (Fig. 4.1).

O que é processo Granulomatoso?

A Doença Granulomatosa Crónica (DGC) é uma doença geneticamente determinada (hereditária), caracterizada por uma incapacidade das células fagocitárias (também denominadas de fagócitos) em produzir peróxido de hidrogénio e outros oxidantes necessários para eliminar certos microrganismos.