Quando o trabalho infantil se tornou ilegal?

Quando o trabalho infantil se tornou ilegal?

A agravante foi introduzida pela lei 10 803, de 11 de Dezembro de 2003, e aumenta a pena em uma metade; Maus-tratos (artigo 136 do Código Penal), crime aplicável a menores – Expor, a perigo, a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado.

Por que ainda há trabalho infantil?

Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. Segundo informações do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o trabalho infantil é um fenômeno social presente em toda a história do Brasil.

Por que o trabalho infantil é ilegal?

O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os (as) não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar alguem do testamento?

Por que o trabalho infantil é grave?

Antes de tudo, o trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos e dos direitos e princípios fundamentais no trabalho, representando uma das principais antíteses do trabalho decente. Na maioria das vezes, o trabalho infantil é causa e efeito da pobreza e da ausência de oportunidades para desenvolver capacidades.

Como é considerado o trabalho infantil?

De acordo com as Convenções da OIT nº 138 e nº 182 : É considerado trabalho infantil o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima de admissão ao emprego/trabalho estabelecida no país;

Qual a prevalência do trabalho infantil no meio rural?

A prevalência de trabalho infantil no meio rural (13,9\%) é quase três vezes mais alta do que no meio urbano (4,7\%). A maior parte do trabalho infantil – tanto para meninos quanto para meninas – continua a ocorrer na agricultura.