Quando o musculo Pterigoideo lateral se contrai apenas em um lado a mandibula realiza um movimento em direcao ao lado contrario?

Quando o músculo Pterigoideo lateral se contrai apenas em um lado a mandíbula realiza um movimento em direção ao lado contrário?

Os movimentos laterais da mandíbula ocorrem quando a cabeça inferior do músculo pterigóideo lateral se contrai unilateralmente, fazendo a rotação do côndilo da mandíbula anteromedialmente. Essa ação ocorre em sinergia com a contração do músculo pterigóideo medial ipsilateral.

Onde o músculo temporal se origina?

O músculo temporal é descrito como um músculo da mastigação, classificado como um músculo em leque, sendo citado normalmente o seu feixe superficial, com origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide.

Como ocorre o movimento de lateralidade da mandíbula?

LATERALIDADE DA MANDÍBULA O movimento do côndilo direito ocorre para baixo, para frente e para medial. No lado que a mandíbula está sendo movimentada, o côndilo esquerdo sofre tração através das fibras posterio- res do temporal esquerdo e contração moderada do pterigoideo lateral (feixe superior), também esquerdo.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da pesquisa na area da Psicologia?

Qual pterigóideo lateral realiza contração durante o movimento de lateralidade mandibular para o lado direito?

Com a mandíbula na posição bordejante lateral esquerda a contração do músculo pterigoídeo lateral inferior esquerdo juntamente com a contração continuada do pterigoídeo lateral inferior direito levará o côndilo esquerdo a mover-se para frente e para a direita.

Qual a função do músculo pterigóideo lateral?

O músculo pterigóideo lateral (MPL) integra os mús- culos da mastigação, sendo o menor em comprimen- to desse grupo1. Apesar de seu pequeno tamanho, tem grande importância nas funções de movimentação man- dibular: abertura, fechamento da boca, lateralidade e protrusão1,2.

Qual a origem e inserção do músculo temporal?

O músculo temporal é um dos músculos da mastigação, classificado como músculo em leque, sendo que, sua parte superficial possui origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide da mandíbula.

Qual a origem e inserção dos músculos da mandíbula?

Origem: processo piramidal do osso palatino e tuberosidade maxilar. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula. Origem: fossa pterigóidea; face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide. Inserção: face medial do ramo e ângulo da mandíbula.

LEIA TAMBÉM:   Quantos filmes foram lancados de 50 tons de cinza?

O que é movimento de lateralidade?

Lateralidade, esquerda e direita – é o movimento que a mandíbula executa contraindo os músculos do lado de trabalho (lado para o qual a mandíbula se movimenta e as cúspides de mesmo nome relacionam-se), com exceção do pterigóideo lateral do lado oposto, e relaxando os do lado de balanceio (lado oposto ao de trabalho …

Quais os movimentos Excursivos da mandíbula?

Durante os movimentos excursivos da mandíbula (lateralidade direita e esquerda e protrusão) os dentes anteriores protegem os posteriores.