Quando o funcionario e mandado embora ele tem que cumprir aviso?

Quando o funcionário é mandado embora ele tem que cumprir aviso?

É obrigação do empregador avisar com 30 dias de antecedência a demissão de um funcionário. Quando ele não faz isso, ele deve pagar o valor de um salário, que é o equivalente ao salário do empregador caso ele trabalhasse os 30 dias (aviso prévio trabalhado).

Quem pede as contas têm que cumprir aviso prévio?

O trabalhador que pede demissão tem alguns direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, precisa cumprir o aviso prévio ou ter os dias descontados, caso não queira cumprir.

Será que o empregado pode desistir do aviso prévio?

A resposta a essa pergunta é positiva. Tanto empregado como empregador podem desistir do aviso prévio dado, pois a rescisão do contrato de trabalho apenas se efetiva após o fim do período de aviso prévio. Veja o que diz o art. 489 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):

LEIA TAMBÉM:   Quantos que e para arrumar uma bicicleta?

Por que o empregado pede demissão e não quer cumprir o aviso?

Se o empregado pede demissão, mas não pode ou não quer cumprir o aviso, e o patrão não o dispensa da obrigação, o trabalhador terá o valor desse mês descontado das verbas rescisórias (que é o acerto de verbas pagas no momento da rescisão, como saldo de salário, 13º e férias proporcionais e o próprio aviso prévio).

Posso deixar de ir trabalhar durante o aviso prévio?

O texto refere-se à possibilidade de empregado ou empregador que querem encerrar o contrato dando o aviso prévio e depois disso se arrependem e não desejam mais. Caso a outra parte concorde, o contrato permanece em vigor. Se você deixar de ir trabalhar durante o viso prévio, pode sofrer descontos no salário por conta das faltas.

Posso ter descontado os dias que não trabalhou durante o aviso prévio?

Se for, você pode ter descontado os dias que não trabalhou durante o aviso prévio. Obrigado pelo elogio.