Quando o filho esta doente posso faltar ao trabalho?

Quando o filho está doente posso faltar ao trabalho?

As crianças costumam ser mais suscetíveis a intempéries. Talvez, por isso, o artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante que “o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.”

Como fazer as contas para mandar embora minha empregada?

Quando a sua Babá deseja sair do trabalho, ela precisa fazer uma carta de próprio punho pedindo a sua demissão. O mais importante aqui é verificar a estabilidade que falamos acima, pois se ela for estável e ainda quiser sair, os cuidados devem ser outros.

Quando a empregada doméstica é demitida o que ela tem direito a receber?

No caso da doméstica ser dispensada sem justa causa, ela tem direito a receber o saldo de dias trabalhados no mês, o 13º salário proporcional aos meses trabalhados, férias proporcionais mais terço constitucional de férias, além das médias de horas extras e adicional noturno (quando houver).

LEIA TAMBÉM:   Quais os objetivos do esporte competicao?

O que diz a lei sobre atestado de acompanhamento?

473. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: (…) X – até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).

Quem tem direito a atestado de acompanhamento?

Quem tem direito a um acompanhante? Ainda falando sobre a legislação brasileira vigente, temos a Lei Federal nº 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso, que prevê que pessoas de mais de 60 anos, quando internadas ou em observação, têm direito a um acompanhante.

Quais meus direitos fui demitido?

O trabalhador demitido sem justa causa deve receber os direitos trabalhistas pagos pela empresa. Entre os direitos estão: Aviso Prévio, saldo de salário, férias e 13º proporcionais, Seguro desemprego, FGTS integral, multa de 40\% sobre o FGTS e rescisão trabalhista.

Quantos dias de atestado de acompanhamento?

O que diz a CLT sobre atestado de acompanhamento?

Em termos legais, a legislação trabalhista brasileira não obriga o empregador a aceitar o atestado médico de acompanhante. Portanto, faltar um dia ou um período de expediente para levar filhos ou parentes próximos ao médico pode ocasionar, sim, descontos na folha de pagamento.

LEIA TAMBÉM:   Como e viver em Copenhague?

https://www.youtube.com/watch?v=LnX3AHANHo8