Quando o elemento Ametalico se liga a um atomo de hidrogenio ocorre uma ligacao quimica covalente?

Quando o elemento Ametálico se liga a um átomo de hidrogênio ocorre uma ligação química covalente?

Esse compartilhamento é chamado Ligação covalente, um tipo de ligação que ocorre sempre entre átomos ametálicos, pois eles são muito eletronegativos e quase nunca doam seus elétrons. Nesse caso, ocorreu ligação entre dois átomos de um mesmo elemento químico (Cl) e formou-se uma molécula (Cl2).

Como uma ligação química é formada?

As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantêm unidos via a denominada ligação iônica. Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Como exemplo tem-se a água (H2O).

LEIA TAMBÉM:   Tem urso na Antartida?

Qual o tipo de ligação química mais forte?

Os compostos iônicos são formados pelas ligações iônicas, as moléculas são formadas pelas ligações covalentes e os metais são formados pelas ligações metálicas. Elas também diferem quanto à força: a ligação metálica é mais forte, sendo sucedida pela ligação iônica e então a covalente.

O que é uma ligação química covalente de exemplo?

Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H – O – H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.

Qual a ligação entre os átomos de Cl?

Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). Essa ligação obedece a Teoria do Octeto: Os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência, ou seja, a configuração eletrônica dos gases nobres.

Como entender ligações químicas?

As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o indice de Precos ao consumidor?

O que precisamos para romper uma ligação química?

O contrário também é verdadeiro, ou seja, para romper uma ligação covalente é necessário fornecer energia aos átomos. A quebra de uma ligação envolve absorção de energia, porque os átomos voltarão para o estado isolado, que é mais instável. Esse é um processo endotérmico, com a variação da entalpia positiva (∆H > 0).

O que significa ligação forte é fracas nas ligações químicas?

Tanto as ligações fortes, que unem as moléculas, quanto as ligações fracas, que criam conexões temporárias, são essenciais para a química do nosso corpo e para a existência da própria vida.

Qual o tipo de ligação química predominante?

Ligação covalente simples
Resposta correta: Ligação covalente simples. Observando a tabela periódica, vemos que os elementos das substâncias não são metais. O tipo de ligação que esses elementos formam entre eles é a ligação covalente, pois estão compartilhando elétrons.