Quando o dono pode aumentar o aluguel?

Quando o dono pode aumentar o aluguel?

O proprietário tem o direito de reajustar o aluguel do imóvel uma vez por ano ou se considerar que o preço atualmente cobrado está defasado em relação ao valor do mercado. Porém, essa última revisão só pode ser solicitada após passado um período de 3 anos de contrato.

Como estão os Reajuste de aluguel?

O IGP-M acumulou alta de 32\% em 12 meses, calculado até abril de 2021. Com isso, contratos de aluguel com aniversário nos meses que o indicador registrou alta sofreram esse percentual de reajustes. Paralelamente, no mesmo período, o IPCA, que calcula a inflação real do país, acumulou alta de 5,20\%.

Qual o direito do locatário a aumentar o aluguel?

Caso isso aconteça, se houver interesse, por parte do locatário, em renovar o contrato de locação, o proprietário terá o direito de aumentar o aluguel de forma livre. Caberá ao locatário aceitar ou não. Em períodos de crise e desaquecimento do mercado, é comum que o reajuste seja deixado de lado pelo proprietário.

LEIA TAMBÉM:   Por que o flamingo e rosa?

Por que o reajuste de aluguel está longe de ser o assunto preferido dos locatários?

O reajuste de aluguel, apesar de previsto em contrato, está longe de ser um dos assuntos preferidos entre os locatários, não é mesmo? De qualquer forma, é função da imobiliária comunicar seus clientes sobre ele além, é claro, de sanar todas as dúvidas que possam surgir.

Qual a melhor maneira de informar sobre o reajuste do aluguel?

Por último, mas não menos importante, a melhor maneira de informar ao locatário sobre o reajuste do aluguel, é por meio um aviso formal: carta de aumento de aluguel. Nela deve conter as seguintes informações: Dados do locatário; Data da efetivação do aumento do aluguel; Espaços a serem assinados por proprietário e locatário.

Como é possível a modificação do valor do aluguel antes do fim do prazo?

Outrossim, para que haja a modificação do valor do aluguel antes do fim do prazo previsto no contrato é possível apenas com a anuência do locador e do locatário. Sem a concordância de ambas as partes, o locador somente poderá pedir uma ação revisional do valor após três anos de locação.