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Quando o carro faz uma curva?
Se o carro está fazendo uma curva, obrigatoriamente existe uma aceleração centrípeta. Essa aceleração que é responsável por mudar a direção da velocidade (curva). Então, a força de atrito que o asfalto exerce sobre o carro (nos pneus) atua como a força centrípeta responsável pela curva do carro.
Quando um veículo faz uma curva Temos a sensação que somos lançados para fora do carro como explicar esse?
4. Quando um veículo faz uma curva, temos a sensação que somos lançados para fora do carro, como explicar esse fenômeno? Resposta: Inércia. Como estamos dentro do carro, não recebemos essa força e por isso temos a impressão de sermos lançados para fora do carro, pois mantemos o nosso movimento anterior.
Qual o comportamento do carro na curva?
Em uma curva, o comportamento do carro é influenciado pela somatória das forças nos três planos. No longitudinal, existe a aceleração. No lateral, há a força centrífuga (que expulsa o carro da trajetória) e a centrípeta (que faz com que ele se mantenha na trajetória). E, no vertical, atua a chamada força-peso.
Como reduzir a velocidade do carro para fora da curva?
Agindo dessa maneira, o uso da força de atrito impedirá que o carro se dirija para fora da curva. Cabe ressaltar que, se você reduzir a velocidade do carro, o carro tenderá a cair para o centro da curva, porém, para compensar essa queda rumo ao centro da curva, você deve girar o volante para fora da curva.
Qual o tipo de força que age sobre um carro?
O tipo de força que age sobre um carro e os efeitos que causa dependem da situação, mas também do veículo. Dimensões, peso, aerodinâmica, distribuição de massas, centro de gravidade (ponto que teoricamente concentra toda a massa) e tendência à rolagem (inclinação da carroceria) são algumas das características que influenciam seu comportamento.
Qual o deslocamento lateral de um carro?
E, numa curva, enquanto a direção altera a posição das rodas e os pneus atritam com o piso, existe um deslocamento lateral da carroceria. O tipo de força que age sobre um carro e os efeitos que causa dependem da situação, mas também do veículo.