Quando e onde surgiu o sarampo?

Quando e onde surgiu o sarampo?

A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963. Em 2007 e 2011 ocorreram surtos por vários países da Europa, em Israel e no Canadá.

Quando começou o sarampo no Brasil?

O sarampo passou a ser doença de notificação compulsória nacional em 1968. Durante muitos anos, foi uma das principais causas de morbidade e mortalidade na infância, principalmente nos menores de 1 ano de idade1,2,3.

Quando foram os primeiros casos registrados de sarampo?

No Brasil, em 2018, houve a confirmação dos primeiros casos de sarampo, após o registro dos últimos casos da doença no ano de 2015, e o recebimen- to da certificação da eliminação do vírus em 2016. Em 2018 foram confirma- dos 10.346 casos da doença.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais tipos de propaganda?

Qual a origem do ressurgimento do sarampo no Brasil?

A baixa mundial na cobertura de vacinação, a disseminação de mentiras sobre a vacina na Europa e no Estados Unidos (EUA) e o colapso do setor saúde na Venezuela são peças que se combinaram para o ressurgimento da doença.

Porque o sarampo voltou a acometer a população brasileira nos últimos anos?

Devido as migrações e as viagens internacionais, o vírus foi importado e voltou a circular. Além disso, a baixa imunização da população brasileira, que vem decaindo nos últimos anos, também contribuiu para a volta da circulação do vírus.

Como ocorre a transmissão do vírus do sarampo?

Transmissão: O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90\% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Quais as formas de transmissão da cólera?

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados.