Quando e obrigatorio pagar hora extra?

Quando é obrigatório pagar hora extra?

62 da CLT: quando a empresa não paga hora extra? No Brasil, a legislação determina uma jornada de trabalho de oito horas diárias, totalizando 44 horas semanais. Caso o trabalhador tenha que exceder este período e trabalhar horas extras, ele será compensado com banco de horas ou remuneração adicional.

Quem trabalha 12 por 36 tem direito a hora extra no feriado?

O trabalhador submetido ao regime de 12×36 horas tem direito à remuneração em dobro nos feriados trabalhados. De acordo com o colegiado, a lei busca assegurar ao trabalhador o direito ao repouso em datas comemorativas específicas, e essa norma está intimamente ligada à medicina e à segurança do trabalho.

Quem pode fazer horas extras obrigatoriamente?

O trabalhador pode ter que fazer horas extras obrigatoriamente apenas em dois casos muito específicos. Então é importante ficar de olho neles. O primeiro cenário é quando existe um contrato. Algumas empresas produzem esses contratos já prevendo a possibilidade de trabalho em horas adicionais.

LEIA TAMBÉM:   Como saber o sexo do bezerro pela lua?

O que diz a lei sobre as horas extras?

O que diz a lei trabalhista sobre as horas extras. A legislação estipula limites quanto às horas extras, para evitar abusos do empregador e do trabalhador. É importante conhecer a lei para fazer valer os seus direitos. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê direitos aos trabalhadores que desempenham suas atividades com a carteira

Como o funcionário se negar ao cumprimento de horas extras?

Porém, se o funcionário se negar ao cumprimento de horas extras sem apresentar qualquer justificativa, fica a critério do empregador aplicar advertência.

Qual a resposta mais direta para fazer horas extras?

A resposta mais direta é não. O empregado não é obrigado a fazer horas extras. Mas essa é uma regra que tem brechas importantes. O trabalhador pode ter que fazer horas extras obrigatoriamente apenas em dois casos muito específicos.