Quando e como se originou o turismo?

Quando e como se originou o turismo?

Parece que o turismo tal como o conhecemos (excluindo as viagens comerciais, que começaram em aproximadamente 3000 a.C.) começou durante a revolução industrial no século XIX, quando a jornada de trabalho passou a ser de 8 horas e em alguns casos foram estabelecidos sistemas de descanso remunerado.

Quando surgiu o conceito de turismo?

“O turismo, ou seja, viajar com o objetivo de apreciar a viagem e nenhuma outra finalidade, começou durante o período do romantismo, no final do século 18”, explica o professor Hasso Spode, diretor do Arquivo Histórico de Turismo da Universidade Técnica de Berlim.

Quais são as recomendações da Organização Mundial de turismo?

As Recomendações da Organização Mundial de Turismo / Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, definem-no como “as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.”

LEIA TAMBÉM:   Quando nao ve o saco gestacional?

Qual a origem do turismo no mundo?

Certas formas de turismo existem desde as mais antigas civilizações, mas foi a partir do século XX, e mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, que evoluiu como conseqüência dos aspectos relacionados à produtividade empresarial, ao poder de compra das pessoas e ao bem-estar resultante da restauração da paz no mundo. (RUSCHMANN, 1997)

Qual a importância do turismo para o desenvolvimento econômico?

O turismo entra como parte fundamental da agenda política de numerosos países que desenvolvendo políticas públicas focadas na promoção, no planejamento e na sua comercialização como uma peça chave do desenvolvimento econômico. Melhorando-se a formação e desenvolvendo planos de educação especializada.

Quando surgiu a palavra turismo?

A palavra “turismo” surgiu no século XIX, porém, a atividade estende suas raízes pela história.