Quando devemos fazer um recall?

Quando devemos fazer um recall?

Motivos para fazer um recall Remover alimentos inseguros da cadeia de distribuição, dando-lhes a destinação adequada; Alterações de qualidade, como por exemplo alterações de cor, ainda que não afetem a segurança do consumidor, podem fazer com que o produto seja rejeitado pelo mercado, sendo necessário fazer um recall.

Quem determina um recall?

O alerta e convocação sobre a necessidade de recall é de responsabilidade da montadora e é uma garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Por que o recall tem custo elevado para o fabricante?

A legislação brasileira determina que a responsabilidade pelo recall seja sempre do fabricante do produto final. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), isso ocorre porque a marca deste produto “é mais facilmente identificável pelos consumidores”.

Como deve ser feito o recall?

O que fazer em caso de recall? O consumidor deverá verificar se seu produto é abrangido pela campanha de recall e, em caso positivo, entrar em contato com o fornecedor ou dirigir-se ao local indicado no aviso de risco, para que seja realizado o reparo ou a troca da peça defeituosa, sem qualquer ônus.

LEIA TAMBÉM:   O que precisa para um espaco de yoga?

O que acontece se não fizer recall?

De acordo com a lei, os motoristas que não compareceram aos recalls no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento. A lei entrou em vigor no dia 12 de abril deste ano. Lembrando que o motorista não precisa pagar pelo recall. É só agendar o serviço e levar o veículo na data marcada.

O que é um recall de produtos?

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC), o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas.

Como fazer recall de um produto?

O Recall é, de acordo com o Ministério da Justiça, a forma pela qual um fornecedor/fabricante vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Quando o processo obrigatório é iniciado, deve haver o recolhimento de produtos, o esclarecimento dos fatos e a apresentação de soluções.

LEIA TAMBÉM:   O que significa o regime de competencia?

Qual a garantia de um recall?

A proteção mínima oferecida pelo CDC é de 90 dias, contabilizados a partir da data de compra. Essa é a garantia legal, ou seja, prevista pela legislação e que toda fabricante e revendedora deve obedecer.