Quando deve ser feito o pagamento de imposto?

Quando deve ser feito o pagamento de imposto?

Dependendo do caso, o pagamento de imposto deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao evento. Quem não fez os pagamentos no prazo está sujeito a uma multa diária de 0,33\%, até o limite de 20\% do valor devido, mais juros.

Qual a alíquota do imposto a pagar?

A alíquota normalmente é de 15\%, mas pode ser maior se o ganho líquido for superior a R$ 5 milhões. Para calcular o valor do imposto a pagar, você terá que preencher o Programa de Apuração de Ganhos de Capital (GCAP), disponível no site da Receita. Se a venda aconteceu em 2019, baixe a versão do programa referente a esse ano.

Por que os impostos devem ser quitados?

Por serem obrigatórios, os impostos precisam ser quitados dentro das datas de vencimento ou renegociados. Entre as principais consequências para quem não paga os impostos obrigatórios diretos estão as multas. O valor pode ser atualizado conforme juros mora, taxas ou tarifas adicionais e ainda multas.

LEIA TAMBÉM:   O que e hipospadia em bebe?

Quais são os casos mais comuns de impostos?

Os casos mais comuns são rendas como aluguel, pensão alimentícia e de trabalho autônomo, venda de imóveis e negociação de ações na Bolsa. Dependendo do caso, o pagamento de imposto deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao evento.

Por que o pagamento deve ser feito antes da entrega da Declaração?

Existem algumas situações em que o pagamento do imposto deve ser feito bem antes da entrega da declaração. Os casos mais comuns são rendas como aluguel, pensão alimentícia e de trabalho autônomo, venda de imóveis e negociação de ações na Bolsa.

Como saber o valor do imposto devido?

Para saber o valor do imposto devido, com multa e correção, você terá que utilizar outro programa, o Sicalcweb, disponível no site da Receita. O Sicalcweb irá gerar um novo Darf, com o acréscimo dos encargos, para que você faça o pagamento do tributo corretamente.