Quando compararmos a asa do morcego com a asa de uma ave podemos afirmar que se trata de um caso de orgaos?

Quando compararmos a asa do morcego com a asa de uma ave podemos afirmar que se trata de um caso de órgãos?

Questão 3. Quando comparamos o braço humano com a asa de uma ave, podemos afirmar que se trata de um caso de órgãos: a) análogos, pois apresentam origem embrionária semelhante.

O que são órgãos homólogos e exemplos?

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. Um exemplo de órgão homólogo é a nadadeira dos golfinhos e as asas dos morcegos.

O que vem a ser homologia e analogia?

A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente. Ao analisar os seres vivos, verificamos, com certa frequência, estruturas que nos fazem crer em alguma ancestralidade em comum e no processo de evolução.

Como os membros anteriores de vertebrados terrestres são chamados de?

Órgãos Homólogos → aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego, a nadadeira de uma …

LEIA TAMBÉM:   Onde posso pagar DARF de imposto de renda?

Quais são as funções do braço humano e da asa do morcego?

Embora desempenhem funções diferentes, a mão humana e a asa de um morcego possuem estrutura óssea equivalente, porém com adaptações ao seu modo de vida. Morcegos, por exemplo, têm membranas interdigitais que os possibilitam voar, mas que não são encontradas nos seres humanos.

Quais as principais evidências da evolução?

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

O que são órgãos vestigiais dê exemplos?

Designação de um órgão ou parte de um órgão que apresenta regressão no seu tamanho através da evolução da espécie, por ser desnecessário ou de muito pouca utilidade. São exemplo de órgãos vestigiais o apêndice cecal nos seres humanos e as asas do avestruz.

São exemplos de orgãos análogos?

Um exemplo de órgãos análogos são as asas das aves e dos insetos que, apesar de distintas quanto à estrutura e origem embrionária, têm a mesma função: permitir o voo.

Qual é o conceito de homologia?

O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva. Conclusões suportam a ideia de que o conceito de homologia é equivalente a sinapomorfia.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a diferenca de feixe e feche?

O que é homologia genética?

Homologia (do grego ομοως, “igualmente” e λοlÄγος, “ciência”, “razão”) é o estudo biológico das semelhanças entre estruturas de diferentes organismos que possuem a mesma origem ontogenética e filogenética. Tais estruturas podem ou não ter a mesma função.

Como foi o surgimento dos tetrápodes?

Os tetrápodes são de uma linhagem de vertebrados derivada diretamente de ancestrais pisciformes (que possuem corpo com forma de “peixe”), originada há aproximadamente 400 milhões de anos. Em outras palavras, foram as mudanças nas nadadeiras que precederam a evolução dos membros dos vertebrados ao longo de gerações.

São exemplos de homologia?

Um exemplo de órgãos homólogos é com relação aos ossos das patas dianteiras de diversos vertebrados. Embora possuam funções diferentes como a asa de uma ave, a nadadeira de uma baleia e a mão de um ser humano, a estrutura óssea desses membros são semelhantes e possuem uma mesma origem embrionária.

Qual a diferença de analogia para homologia?

Tem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies mas exercem funções diferentes?

Quais são os tipos de homologia?

A homologia pode ser dividida em três grupos: ortologia, quando as seqüências têm um único e mesmo ancestral comum; paralogia, quando se originam de uma duplicação gênica; e xenologia, quando se originam por incursão lateral (ou horizontal).

Qual a diferença entre estruturas análogas e homólogas?

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos.

LEIA TAMBÉM:   Quando Jose e Maria saem Nazare ate Belem para o recenseamento o que aconteceu?

Quando uma estrutura se apresenta semelhante em espécies diferentes?

Quando uma estrutura apresenta-se semelhante em espécies diferentes, mas não possui a mesma origem embrionária, dizemos que ela é resultado de uma convergência adaptativa. Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.

Qual o tamanho da asa do morcego?

A envergadura da asa é medida do terceiro dedo de uma mão ao terceiro da outra. Os morcegos não são cegos, ao contrário do que muita gente pensa. Muitas espécies têm seis sentidos: paladar, olfato, audição, tato, visão e sonar – para orientar na caça. Como tudo na natureza, os morcegos também têm sua função.

Por que a galinha de postura é afetada?

Essas mudas são influenciadas pelo sistema alimentar ao qual as galinhas de postura, em especial, são submetidas a diminuição abrupta de ração, mudando o seu sistema fisiológico e demais funções. A galinha entra em estresse pela falta de alimento desavisado e começa um processo de mudança induzida artificialmente de suas penas.

Qual a semelhança entre a asa e o braço de um homem?

A asa de uma ave, a nadadeira anterior de um golfinho e o braço de um homem, ainda que muito diferentes, possuem estrutura óssea e muscular bastante parecidas. A semelhança pode ser explicada admitindo-se que esses seres tiveram ancestrais em comum, dos quais herdaram um plano básico de estrutura corporal.

Como é coberto o corpo da galinha?

O corpo da galinha é coberto com uma combinação de pele, penas e escamas localizadas, sendo esta última uma derivação e/ou resquício dos répteis (Figuras 1 e 2). As aves estão quase que completamente cobertas por penas, o que é uma característica das mesmas, tornando-as diferentes de outros vertebrados.

Qual a mandíbula da galinha?

A galinha é desprovida de lábios, não possui paladar, bochechas ou dentes, mas possui uma mandíbula superior e inferior denominada bico que possui a função de apreensão da comida, defesa e outras específicas. A mandíbula superior está firmemente fixada ao crânio enquanto que a mandíbula inferior é articulada.