Quando a prisao preventiva?

Quando a prisão preventiva?

312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.

O que ocorre após a prisão preventiva?

Então, a prisão preventiva é uma medida que o juiz pode usar para garantir que o processo seja seguido sem riscos. Contudo, quando ele a decreta de forma ilegal, é possível solicitar o relaxamento da prisão ou um habeas corpus, para proteger o seu direito de ir e vir.

Quais as características da prisão preventiva?

Para decretação da prisão preventiva, necessário se faz a presença de três requisitos: fumaça do cometimento do crime (a materialidade e indício de autoria) + perigo na liberdade do agente (um dos fundamentos trazidos na parte final no artigo 312) + cabimento (hipóteses descritas no artigo 313)1.

Quais os requisitos e duração da prisão preventiva explique?

Conforme o artigo 313, inciso I, para decretar a prisão preventiva o crime imputado ao acusado deve ser doloso e a pena privativa de liberdade máxima atribuída a ele deve ser superior a 04 (quatro) anos.

LEIA TAMBÉM:   Quando os parlamentares podem ser presos?

Qual o artigo da prisão preventiva?

Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova de existência do crime e indícios suficientes da autoria.

Quais os pressupostos positivos e negativos da prisão preventiva?

Pressupostos

  • Pressupostos positivos (art. 312) Prova da materialidade do crime. Certeza de que o crime existiu. Indícios suficientes de autoria. Não se exigem provas.
  • Pressupostos negativos (art. 314) Não será decretada se o juiz constatar. Excludente de ilicitude. Excludente de culpabilidade.