Quando a empresa tem que trocar o produto?

Quando a empresa tem que trocar o produto?

O fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar produtos com defeitos. É o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nos casos em que o defeito do produto não foi reparado, o CDC prevê a substituição por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso.

Quanto tempo a empresa tem para fazer uma troca?

De acordo com o artigo 26 do CDC, quando o defeito é aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da data da compra.

Como você pode trocar um produto?

Você comprou um produto e, por algum motivo, agora precisa trocá-lo. Legalmente, você só tem direito à troca se o produto apresentar algum tipo de defeito e for um produto essencial, como uma geladeira. Se não for um produto essencial, o vendedor tem até 30 dias para resolver o defeito.

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Qual o prazo de troca de faturas e recibos?

Por regra, também nas faturas e recibos vem a indicação dos prazos de troca. As lojas que permitem trocas devem dar um comprovativo com o prazo. Para quem faz compras um tempo antes do Natal, muitas até costumam permitir trocas superiores a 30 dias. Mas o período viável de troca até pode ser inferior: de 8 ou 15 dias.

Qual o prazo para trocar um produto essencial?

Se não for um produto essencial, o vendedor tem até 30 dias para resolver o defeito. Qualquer outro caso, incluindo trocas por problemas no tamanho, cores e outros é de acordo com o próprio vendedor, que não tem a obrigação de trocar o produto.

Por que as lojas têm facilitado a troca?

Dolci avalia que, em um cenário de crise econômica, as lojas têm facilitado a troca para aumentar a fidelização do cliente. “O consumidor quer comprar com a segurança da possibilidade de troca, principalmente em datas festivas como o Natal.”