Qual vai ser o reajuste para aposentados em 2021?

Qual vai ser o reajuste para aposentados em 2021?

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com benefício maior que um salário mínimo terão reajuste de 10,16\% em 2022. O valor é maior que o reajuste de 5,45\% em 2021, e segue o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano passado.

Quando sai o reajuste dos aposentados 2021?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a realizar os pagamentos dos benefícios com reajuste para aposentados e pensionistas a partir do dia 25 de janeiro. Tanto quem recebe até um salário mínimo quanto quem recebe mais do que o piso nacional terão novos valores, mas com altas diferentes.

Qual o aumento dos aposentados que recebem 1 salário mínimo em 2021?

Considerando isso, o aumento dos aposentados que recebem 1 salário mínimo no ano de 2021 foi de 5,26\%. E para quem recebe mais de 1 salário mínimo foi de 5,45\%, ou seja, especialmente em 2021, quem recebe mais teve um reajuste maior.

LEIA TAMBÉM:   Qual a primeira fonte de energia utilizada pelo corpo durante a atividade fisica?

Como é o reajuste das aposentadorias?

O reajuste das aposentadorias visa precisamente manter o seu poder de compra, em virtude dos efeitos da inflação. Todos os anos, o INSS corrige o valor das aposentadorias considerando a inflação do ano anterior. Mas preste atenção, em regra, não se trata de um aumento do valor do benefício, é só um reajuste.

Como o INSS reflete no aumento da aposentadoria?

Apesar das preocupações que este índice desperta em toda a população, fato é que ele reflete no aumento da aposentadoria da Previdência Social. Isso porque os reajustes dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão atrelados ao mínimo, bem como ao comportamento inflacionário do ano anterior.

Será que os aposentados recebem mais do que o piso?

Em outras palavras, os aposentados que recebem mais do que o piso também deve ser contemplado com a ampliação acima da média em seus pagamentos. Em 2020, essa taxa encerrou o ano com alta de 5,4\%.