Qual tratamento para condrossarcoma?

Qual tratamento para condrossarcoma?

O tratamento do condrossarcoma é essencialmente cirúrgico. O objetivo principal é a ressecção em bloco do tumor com margens cirúrgicas livres, seja ela preservadora ou ablativa.

O que é tumor condrossarcoma?

O condrossarcoma é o tumor maligno primário do osso, originado de células cartilaginosas, ou seja, inexiste a formação de osteóide a partir das células neoplásicas(3). Usualmente, apresenta evolução clínica lenta, sendo o processo metastático infreqüente e, quando ocorre, o faz tardiamente.

Quais as principais características clínicas e radiográficas do osteossarcoma?

Nas TC dos osteossarcomas, foram visualizadas massas radiopacas compactas e centrais, uniloculares, com certa delimitação e com agressiva destruição das corticais ósseas, envolvendo tecidos moles e ósseos adjacentes. Estas características conduzem a um diagnóstico radiográfico de osteossarcoma14.

Quais são os sintomas do condrossarcoma?

Os sinais e sintomas de condrossarcoma podem variar de pessoa para pessoa de acordo com a localização e extensão do tumor, sendo os principais:

  • Aparecimento de massa no local do tumor;
  • Dor local, que piora ao longo do tempo e que pode ser mais intensa à noite;
  • Inchaço da região.
LEIA TAMBÉM:   Quantas faltas sao dadas ao derrubar um obstaculo na prova de salto?

O que é condrossarcoma de alto grau?

O Condrossarcoma é um tumor raro. Ele é o segundo sarcoma ósseo mais comum, sendo o mais frequente após os 40 anos. Ele normalmente se origina nos ossos, mas em algumas situações pode estar em partes moles. Este tumor é mais frequente nos ossos da bacia, do quadril e no ombro.

O que é condrossarcoma alto grau?

O condrossarcoma é um tipo de câncer maligno raro em que há produção de células cartilaginosas cancerígenas nos ossos da região pélvica, quadril e ombros, ou nos tecidos ao redor, levando ao surgimento de alguns sinais e sintomas, como dor, inchaço e formação de uma massa no local afetado.

O que é condrossarcoma grau 2?

Ele é o segundo sarcoma ósseo mais comum, sendo o mais frequente após os 40 anos. Ele normalmente se origina nos ossos, mas em algumas situações pode estar em partes moles. Este tumor é mais frequente nos ossos da bacia, do quadril e no ombro.