Qual relacao ecologica ocorre entre o caranguejo e Anemona?

Qual relação ecológica ocorre entre o caranguejo é Anemona?

A protocooperação ou mutualismo facultativo é uma relação ecológica harmônica em que todos os participantes são beneficiados, podendo viver de forma independente, sem sofrerem prejuízos. Um exemplo de relação do tipo protocooperação é o que ocorre entre o caranguejo-ermitão e a anêmona-do-mar.

Qual é a diferença fundamental entre a relação ecológica que ocorre entre a anêmona com o caranguejo eremita?

Anêmona-do-mar e caranguejo-eremita: Nessa interação ecológica, o caranguejo-eremita transporta a anêmona-do-mar, o que confere benefícios para ambos. Já as anêmonas conseguem uma maior área para busca de alimento, uma vez que não se locomovem ativamente.

Qual é o tipo de relação ecológica existente entre a rêmora E o tubarão?

A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste.

Qual a relação ecológica entre árvore e pulgão?

A espécie que se beneficia é chamada de parasita, enquanto a outra é a hospedeira. O parasita retira, do corpo do hospedeiro, nutrientes para garantir a sua sobrevivência, debilitando-o. mata outro da mesma espécie para se alimentar.

LEIA TAMBÉM:   O que os pescadores usam para pescar?

Qual a relação entre caranguejo paguro e anêmona do mar?

Caranguejo paguro e anêmona do mar Ao pegar carona sobre o corpo do caranguejo paguro, a anêmona do mar acaba camuflando esse crustáceo contra os predadores. Como a anêmona possui um mecanismo de defesa próprio, que libera substâncias químicas, o caranguejo fica protegido contra as investidas de seus predadores.

Qual é a relação ecológica entre o paguro E a anêmona?

O exemplo mais conhecido de protocooperação é da relação mantida entre as anêmonas-do-mar e o caranguejo-ermitão ou paguro. As anêmonas oferecem proteção ao caranguejo-ermitão, ao mesmo tempo, ele transporta a anêmona sob a sua concha para outros locais.

Qual o benefício ecológico para o ermitão?

Anêmona-do-mar e o caranguejo-ermitão As anêmonas oferecem proteção ao caranguejo-ermitão, ao mesmo tempo, ele transporta a anêmona sob a sua concha para outros locais. A anêmona também pode se aproveitar dos restos de alimentos deixados pelo caranguejo-ermitão.

Qual a relação ecológica entre formigas e pulgões?

Os pulgões são insetos parasitas de algumas plantas, retirando de seus vasos liberianos a seiva elaborada para sua alimentação. As formigas, por sua vez, se aproveitam do excesso de açúcar eliminado pelos pulgões para se alimentarem, levando-os para seus formigueiros, construídos próximos a raízes de plantas vivas.