Qual os imunobiologicos que podem ser congelados?

Qual os imunobiológicos que podem ser congelados?

Algumas vacinas podem congelar sem alteração do seu poder imunogênico como a Febre Amarela, Sabin e Triviral. Entretanto, algumas delas como a BCG, dupla adulto (dt), tríplice bacteriana (DPT), hepatite b, influenza, tetravalente, uma vez congeladas, podem perder potência comprometendo a sua proteção imunogênica(8).

Qual a temperatura ideal da sala de vacina?

A sala de vacinação é a instância final da REDE DE FRIO, onde os procedimentos de vacinação são executados, mediante ações de rotina, campanhas e outras estratégias. Todas as vacinas devem ser armazenadas em temperatura entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.

Tem problema congelar vacina?

A vacina pode ser armazenada e transportada a -80 °C, -20°C e +2°C a 8°C e a vida útil será reduzida quando a vacina é transferida de uma temperatura de armazenamento para outra. Sensibilidade ao congelamento: – Não congele novamente a vacina descongelada. – Não congele os diluentes. – Não congele a vacina diluída.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo e necessario para rastrear uma ligacao?

Como organizar a caixa térmica de vacina?

Como monta a caixa de vacinas:

  1. Tira do congelador o gelox (gelo reciclável)
  2. Deixa o gelox (gelo reciclável) na temperatura ideal, quando embalagem deve estar “suada”
  3. Espera a temperatura ideal da caixa de vacina (+2 a +8ºC)

Quais as vacinas que podem congelar e não se deterioram?

Vacinas que podem congelar e que não se deterioram: poliomielite do tipo Sabin, vacina contra poliomielite do tipo Salk, BCG, sarampo, caxumba, rubéola, vacina tríplice e dupla viral e varicela.

Como deve ser o ambiente da sala de vacina?

– Interruptor exclusivo para cada equipamento elétrico; – Arejamento e iluminação adequados, evitando a incidência de luz solar direta; – Se possível, entrada e saída independentes. Outra condição importante é manter a sala de vacinação sempre limpa e higienizada e exclusiva para a administração dos imunobiológicos.

Quais são os matérias necessários para o funcionamento da sala de vacina?

Equipamentos: Maca, mesa, cadeira, termômetro, equipamento de refrigeração exclusivo (regularizado perante a Anvisa) para guarda e conservação de vacinas. Alem disso, recipientes para descarte de materiais perfurocortantes e de resíduos biológicos e caixa térmica de material durável de fácil higienização.

LEIA TAMBÉM:   O que pode ser vermelhidao nos olhos?

Quais são as vacinas que não podem ser congeladas?

Colocar na segunda prateleira vacinas que não podem ser congeladas (dT, DTP, Hepatite B, Hib, influenza, TT e BCG) também em bandejas perfuradas.

Como ambientar caixa termica?

Organização das caixas térmicas para transporte – Ambientar as bobinas reutilizáveis em quantidade suficiente; – Dispor as bobinas no fundo e nas paredes internas, formando uma barreira para reduzir a velocidade de troca de calor com o meio externo; – Posicionar o sensor do termômetro no centro da caixa térmica.

Como verificar a temperatura da geladeira de vacina?

Esse tipo de termômetro mostra somente a temperatura do momento, por isso seu uso deve ser restrito às caixas térmicas de uso diário. Ele deve ser colocado no centro da caixa, próximo às vacinas e tampá-lo. Aguardar meia hora para fazer a leitura da temperatura, verificando a extremidade superior da coluna.