Qual o valor que vai ser retido para efeitos de IRS?

Qual o valor que vai ser retido para efeitos de IRS?

Para apurar qual o valor que vai ser retido para efeitos de IRS necessita de saber qual é o seu vencimento mensal bruto. As tabelas incluem as taxas consoante o número de dependentes que tenha no seu agregado familiar (filhos, adotados e enteados não emancipados que estejam à tutela de maior).

Quanto custa a taxa de IRS?

Em 2021, aplica-se a taxa de 12,5\% (em 2020 era de 12,8\%). Conhecida a taxa, basta multiplicá-la pelo salário bruto. Retenção na fonte de IRS = 150 euros (12,5\% x 1 200 euros)

Qual o valor da pensão de alimentos para efeitos de IRS?

Para efeitos de IRS, quem recebe uma pensão de alimentos não se enquadra na condição de pensionista. Pode consultar abaixo a tabela do seu interesse: Para apurar qual o valor que vai ser retido para efeitos de IRS necessita de saber qual é o seu vencimento mensal bruto.

LEIA TAMBÉM:   Como pagar um DAE?

Como calcular o IRS?

De uma forma simplificada, para calcular o IRS devem seguir-se os seguintes passos: 1. Somar os rendimentos brutos (antes das retenções na fonte e dos descontos para a Segurança Social) obtidos no ano anterior. 2. Subtrair ao rendimento bruto total as deduções específicas.

Qual a responsabilidade do representante fiscal?

O representante Fiscal está onerado com a responsabilidade pelo cumprimento das diversas obrigações acessórias (geralmente obrigações declarativas) do sujeito passivo propriamente dito, (o investidor estrangeiro) mas sem que tal encerre em si mesmo a própria obrigação principal de pagamento de qualquer imposto.

Qual a taxa de retenção do IRS?

A taxa de retenção que lhe corresponde é de 1,75\% e calcula-se sobre a diferença entre o rendimento bruto, os descontos para a Segurança Social, a retenção na fonte de IRS e o salário mínimo nacional (557 euros).

Quais são os conceitos associados ao IRS?

Rendimento coletável, quociente familiar, deduções específicas, escalões de rendimento coletável, deduções à coleta, benefícios fiscais e coleta são os termos mais importantes associados ao IRS. Estes conceitos parecem-lhe estranhos?

Como o IRS incide sobre os rendimentos recebidos?

O IRS não incide sobre a totalidade dos rendimentos recebidos. O Código do IRS prevê, basicamente, dois tipos de descontos: deduções ao rendimento e deduções à coleta (imposto a pagar).

Quando deve ser feito o reembolso de IRS?

Mas, nos últimos anos, tem-no feito mais cedo. Este ano, os primeiros reembolsos devem começar a ser pagos a partir de dia 15 de abril. Note-se que o reembolso de IRS pode ser retido se existirem dívidas fiscais que se encontrem em fase de cobrança coerciva ou a serem pagas em prestações.

Quais são as categorias de rendimentos sujeitos a este imposto?

Ao todo, são seis as categorias de rendimentos sujeitas a este imposto: Categoria A. Nesta categoria estão incluídos os rendimentos do trabalho dependente, como vencimentos, gratificações, percentagens, comissões, participações, subsídios ou prémios, indemnizações, etc. Categoria B