Qual o valor do imposto sobre a poupanca?

Qual o valor do imposto sobre a poupança?

As contas das empresas também estão sujeitas a tributação sobre a poupança, mas através de IRC e no valor de 25\%. Nos Açores este valor desce para os 20\%. O imposto sobre a poupança era, há poucos anos, de 20\%, mas desde 2013 que tem subido progressivamente.

Como declarar a tributação da poupança?

O principal tópico relacionado a tributação da poupança é, talvez, como declarar o investimento no imposto de renda. Um ponto importante a ser entendido é que, ao declarar a poupança, os rendimentos e o valor aplicado na poupança devem ser declarados separadamente.

Qual é a conta poupança?

A conta poupança é uma caderneta de rendimentos, regulada pelo Banco Central (BC). Sendo assim, é uma conta para guardar dinheiro e não para movimentações bancárias. Por exemplo, nesse tipo de conta não pode receber salário.

Qual a isenção da conta poupança para pessoa jurídica?

LEIA TAMBÉM:   Qual a proposta do Imposto Unico?

A CPMF de 0,38\% pode ser cobrada para cadernetas de poupança, porém a maior parte das instituições financeiras oferece isenção do encargo para aplicações com mais de 90 dias. O que realmente deve ser observado na hora de abrir uma conta poupança para pessoa jurídica é o atendimento e o acesso aos serviços.

Quanto menor será o seu reembolso de imposto?

Portanto, quanto menor for o valor a deduzir ao imposto que tem de pagar, menor será o seu reembolso de IRS ou mais pagará de imposto.

Quando é aplicado o reembolso?

O reembolso pode ser feito cinco anos após aplicação nos casos em que o subscritor tenha mais de 60 anos ou em caso de reforma por velhice, mantendo-se a tributação de 8\%. Fora destas situações, é aplicada a taxa de tributação autónoma de 21,5\% nos primeiros cinco anos, 17,2\% do 5.º ano até ao 8.º ano e 8,6\% a partir do 8.º ano.

Como devolver o valor do reembolso de IRS?

Se o valor do reembolso de IRS for superior ao da dívida, a importância remanescente é devolvida ao contribuinte. Aceda ao Portal das Finanças e clique na área do IRS. Coloque o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a sua senha de acesso ao Portal das Finanças.