Qual o trabalho do historiador e do detetive?

Qual o trabalho do historiador e do detetive?

O historiador italiano Carlo Ginzburg, pioneiro da “micro-história”, compara o ofício do historiador ao de um detetive. O historiador é um “Sherlock Holmes”, pois trabalha com processo indiciário, indo procurar as pistas. O historiador descobre e revela fatos acontecidos no passado, mas com muita suspeita.

Quem tem o papel semelhante ao detetive?

O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso examina todos os vestígios. Os vestígios produzidos pelo homem na sua passagem pela terra são chamados de fontes históricas.

O que o detetive usa ao investigar um caso?

Para realizar uma investigação particular, o detetive então tem disponível câmeras fotográficas e de vídeos, além de micro câmeras e drones. Assim, é capaz de registrar tudo o que está acontecendo, por vários ângulos diferentes, sem levantar nenhuma suspeita.

LEIA TAMBÉM:   Onde vivem os animais?

Como um historiador age para conseguir escrever sobre algo do passado?

O historiador age como um detetive em seu trabalho de investigação. Um detetive ao iniciar sua investigação busca pistas, indícios, algo que possa ajudar a esclarecer o acontecimento. Essas pistas que o historiador utiliza são chamadas de “Fontes Históricas”.

Porque o trabalho do historiador pode ser comparado a um detetive?

O trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive. No caso de um crime, um detetive tenta ouvir as testemunhas do caso. Ele também precisa investigar as provas deixadas no local do crime. O historiador também precisa reunir as pistas disponíveis para interpretar os acontecimentos.

Por que o trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive?

Como se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em fontes históricas, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e chega a uma conclusão.

Quais são os métodos de investigação do historiador?

As técnicas, fichas, entrevistas, perguntas, catalogação de dados, entre outros dão segurança para realizar cientificamente o trabalho do historiador. Os métodos são orientações seguidas por ele nas etapas da sua pesquisa, da sua investigação.

LEIA TAMBÉM:   Como calcular o nivel de equilibrio da renda?

Qual é o trabalho do historiador?

O historiador é um profissional cujo trabalho consiste em escrever narrativas sobre o passado e o presente com base em fontes históricas. Essas fontes podem ser: escritas (livros, cartas, jornais, etc.); visuais (vídeos, fotografias, etc.); orais (cantigas, lendas, entrevistas,etc.) e da cultura material (brinquedos, móveis, vestimentas, etc).

Como o historiador interpreta os acontecimentos?

Para compreender e explicar os acontecimentos, o historiador estará sempre interpretando-os ou reinterpretando-os, tomando como ponto de partida sua forma de ver a sociedade e a própria História. Quando, por exemplo, lemos uma obra histórica, é como se estivéssemos ouvindo a voz do historiador que a escreveu.

Qual a importância do historiador para a escrita da história?

Nas últimas décadas, as fontes orais tem ganhado cada vez mais importância para a escrita da história. Ouvir e interpretar informações que podem ser transmitidas pela fala, como experiências pessoais, cantos, lendas e orações permitem que o historiador entenda o passado por meio de memórias individuais e coletivas.