Qual o tipo de politica monetaria?

Qual o tipo de política monetária?

Existem dois tipos de políticas monetárias: expansiva e restritiva. O tipo de política adotada é muito importante para os investidores, já que pode afetar o retorno dos investimentos. Primeiramente, os ativos de renda fixa são diretamente afetados de acordo com a mudança da taxa Selic.

Por que a política monetária expansionista é diferente?

Por isso ela é diferencia por políticas expansionistas e contracionistas. Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo.

Como a política monetária interfere na economia da nação?

Como a política monetária interfere ativamente na economia da nação, o conjunto de medidas tomadas impactam a sociedade no curto, médio e longo prazo. Sendo assim, a política monetária pode resultar no aumento do PIB, na geração de emprego e aumento do consumo.

LEIA TAMBÉM:   Quais pais estao unicamente na Europa?

Quem controla as políticas monetárias no Brasil?

No Brasil as políticas monetárias são executadas pelo Banco Central (BACEN) e são normalizadas pelo Conselho Monetário Nacional. Já as taxas de juros são controladas pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM).

Qual é a teoria monetária?

Teoria Monetária. Teoria Monetária é o nome dado ao estudo do funcionamento do sistema monetário no ambiente econômico. Para a realização deste estudo, a principal ferramenta dos economistas será a moeda, a partir da análise de seu comportamento em seu ambiente natural, o mercado financeiro.

Qual o campo de estudo da economia monetária?

Seu campo de estudo está enquadrado na macroeconomia. Ele permite que você entenda como uma economia funciona com eficiência e como ela pode se equilibrar e crescer por meio de uma política monetária eficaz. O monetarismo é a teoria econômica básica da economia monetária.