Qual o termo correto para definir a identidade cultural da pessoa com surdez?

Qual o termo correto para definir a identidade cultural da pessoa com surdez?

As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas. Sob essa perspectiva, a profundidade da perda auditiva passa a não ter importância, já que a identidade surda é o que define a questão.

Quais os direitos de quem tem perda auditiva?

O deficiente auditivo que recebe até um salário mínimo tem direito ao passe livre, que representa a gratuidade no uso de transportes públicos, como ônibus, metrô e trem. O transporte coletivo interestadual gratuito é garantido pela lei nº 8.899.

Quem tem perda auditiva pode ser demitido?

Quando a perda auditiva é causada pelas condições do ambiente de trabalho, o trabalhador tem direito a indenização. Entretanto, é necessário um laudo técnico que demonstre a perda da capacidade auditiva e comprove que ela não é de natureza congênita ou degenerativa.

LEIA TAMBÉM:   Porque as pessoas acreditam em fofocas?

Qual o nível de perda auditiva é considerada deficiência auditiva?

Art. 2º Fica estabelecido que a deficiência auditiva é a perda de audição, unilateral ou bilateral, no montante de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, quando considerada a média das medidas nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.

O que significa cultura e comunidade surda?

A Comunidade Surda é uma espécie de espaço onde se difundem a língua e cultura surdas. Essas comunidades estão espalhadas pelo mundo inteiro reunindo surdos e ouvintes que partilham do mesmo ideal de luta pela manutenção dos interesses de igualdade e acessibilidade dos surdos (MAGNANI, 2007 p. 3).

O que é a cultura surda e qual sua importância para a vida do surdo quem são os participantes de uma comunidade surda?

A cultura surda é um termo usado para descrever e representar a comunidade das pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Ela é fundamental para o acolhimento e a participação social dos surdos, tanto entre si quanto com o restante da população.

Quais os direitos de quem tem otosclerose?

A otosclerose como doença propriamente dita não enseja nenhum beneficio a quem é acometido, porém a perda auditiva resultante da otosclerose pode dar direitos à certos benefícios. Primeiro há necessidade de caracterização da deficiência auditiva, que é a perda auditiva maior que 41 dB bilateralmente.

LEIA TAMBÉM:   E normal anemia apos cirurgia?

Qual o valor de uma indenização por perda auditiva?

Um trabalhador que teve perda auditiva decorrente de acidente de trabalho por equiparação receberá indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil mais salários referentes ao período de estabilidade, conforme decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).

Qual o valor da indenização por perda auditiva?

Como comprovar que é surdo?

O único documento que prova a sua condição legalmente no Brasil é o laudo médico com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Quais os graus de perda auditiva?

Quais são os graus de perda auditiva?

  • Audição normal. Média menor ou igual a 20 dBNA.
  • Perda auditiva leve. Média entre 21 e 40 dBNA.
  • Perda auditiva moderada. 1º grau: média entre 41 e 55 dB / 2º grau: média entre 56 e 70 dB.
  • Perda auditiva severa.
  • Perda auditiva profunda.
  • Perda auditiva total.

O que significa perda auditiva moderada?

Grau de perda auditiva moderada e moderadamente severa A perda moderada já afeta de modo mais intenso o cotidiano da pessoa, afinal há dificuldade para entender a fala, principalmente em conversas em grupo. Os sons, geralmente, precisam ser acima de 41 decibéis para serem audíveis.