Qual o risco do bebe se enrolar no cordao umbilical?

Qual o risco do bebê se enrolar no cordão umbilical?

Se o cordão umbilical estiver envolvendo o pescoço, ou qualquer parte do corpo do bebê, e for comprimido, existe a possibilidade de a criança ter problemas de oxigenação, o que pode acarretar lesões cerebrais, distúrbios de fala, perda da visão e da memória, dentre outras sequelas.

O que acontece com o cordão umbilical após o nascimento do bebê?

O umbigo é a cicatriz que fica após a queda do coto do cordão umbilical. Durante a vida fetal os vasos do cordão continuam por dentro do nosso corpo, mas após o nascimento eles perdem a função e tornam-se um ligamento fibroso.

Quanto tempo o bebê pode ficar com o cordão umbilical?

O coto deve cair entre uma e duas semanas de vida. Mas, se demorar mais tempo, não significa que haja um problema. Em todo caso, vale consultar o médico do bebê para checar se está tudo bem.

LEIA TAMBÉM:   Onde Vivem os pigmeus na Africa?

Como é o cordão umbilical de um bebê?

CARACTERÍSTICAS DO CORDÃO UMBILICAL O cordão é formado, geralmente, por 3 vasos, sendo: uma veia (veia umbilical) que leva sangue oxigenado da placenta ao bebê e duas artérias (artérias umbilicais) que levam sangue pobre em oxigênio do bebê de volta para a mãe.

Porque o cordão umbilical tem duas artérias e 1 veia?

Por volta da quarta semana de gestação, o cordão umbilical começa a se formar. Duas semanas depois, já é possível identificá-lo. Essa estrutura tem a função de transportar oxigênio e nutrientes entre o bebê e a placenta. Por isso, ela conta com duas artérias e uma veia.

Como guardar o coto umbilical do bebê?

O ideal é manipular o cordão logo após o parto, dando a ele algum formato específico. Depois, há quem deixe secar naturalmente (em local seco e arejado) e há quem indique colocar no forno em temperatura bem baixa, para acelerar o processo. Depois de seco, o tecido fica durinho, com um aspecto que lembra plástico.

Quando o bebê passa a se alimentar pelo cordão umbilical?

3º Finalizada a digestão, os nutrientes são absorvidos pelo sangue. 4º Todo o resto de alimentos, bactérias e toxinas ficam na placenta, que serve como um filtro para proteger a saúde do bebê. 5º Depois que chegam ao sangue, todos os elementos passam diretamente para o cordão umbilical e, assim, atingem a criança.