Qual o protocolo para tuberculose?

Qual o protocolo para tuberculose?

São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.

Como é feito o tratamento da leishmaniose tegumentar LT )?

Como é feito o tratamento da Leishmaniose Tegumentar (LT)? O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento específico e gratuito para a Leishmaniose Tegumentar (LT). O tratamento é feito com uso de medicamentos específicos, repouso e uma boa alimentação.]

Quais são as principais drogas de primeira linha utilizadas no tratamento da tuberculose e por quê?

A rifampicina é o fármaco mais importante no tratamento da tuberculose. É utilizada desde 1966 e a CIM para o M. tuberculosis é de 0,05-0,50 µg/mL. É um fármaco bactericida que atua tanto no bacilo em crescimento e metabolicamente ativo quanto na fase estacionária, com metabolismo reduzido.

Como solicitar medicação para tuberculose?

Para pacientes hospitalizados, a equipe da farmácia hospitalar deverá entrar em contato com algum dos responsáveis no Programa de Tuberculose do Hospital Dia (2017-1145 Ramal: 7657) ou pessoalmente, levando o receituário e relatório médico. A equipe solicitará o medicamento ao Ministério da Saúde, através do SITETB.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar recebimento de auxilio-doenca do INSS?

Quais são as medicações para o tratamento de tuberculose e suas dosagens?

Regime Fármacos Unidades/dose
2RHZE Fase intensiva RHZE 150/75/400/275 2 comprimidos 3 comprimidos 4 comprimidos
7RH Fase de manutenção RHa 300/200 ou 150/100 1 cápsula 300/200 1 cápsula 300/200 + 1 cápsula 150/100 2 cápsulas 300/200

Quais são considerados os contatos de tuberculose e o que deve ser feito?

São considerados contatos toda pessoa que convive em casa ou em instituições de longa permanência ou no trabalho ou na escola com o caso índice, no momento do diagnóstico de tuberculose. A avaliação do grau de exposição de cada contato deve ser feita considerando a forma da doença, o ambiente e o tempo de exposição.