Qual o proposito da vigilancia do Obito Materno fetal e infantil?

Qual o propósito da vigilância do Óbito Materno fetal e infantil?

A vigilância da mortalidade infantil e fetal é uma das prioridades do Ministério da Saúde. Contribui para melhorar o registro dos óbitos e possibilita a adoção de medidas para a prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde.

Qual a idade gestacional em que temos a maior taxa de óbito fetal?

Com relação à duração da gestação, os óbitos fetais ocorreram predominantemente entre a 28ª e a 36ª semana. Houve tendência crescente de óbitos fetais nessa idade gestacional no Brasil e em todas as regiões, exceto no Sul (estacionário).

Quais organismos são responsáveis para diminuição da mortalidade infantil?

Os Comitês de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal são organismos de natureza interinstitucional, multiprofissional, de caráter técnico-científico, sigiloso e educativo, não coercitivo ou punitivo.

Qual a finalidade do comitê de mortalidade materna?

Os Comitês de Morte Materna são organismos de natureza interinstitucional, multiprofissional e confidencial que visam identificar todos os óbitos maternos e apontar medidas de intervenção para a sua redução na região de abrangência.

LEIA TAMBÉM:   Como surgiu a primeira celula viva?

O que é taxa de mortalidade fetal?

Número de óbitos fetais a partir de 22 semanas completas de gestação (154 dias) acrescido dos óbitos ocorridos até o 7º dia completo de vida, por mil nascimentos totais (óbitos fetais mais nascidos vivos), em determinado período, no espaço geográfico considerado.

O que é reduzir mortalidade infantil?

Por exemplo: acabar com a fome e a miséria, aumentar o acesso ao saneamento básico (água e esgoto tratados), melhorar a instrução das mulheres, dar à população de baixa renda mais acesso a serviços de saúde de qualidade, aumentar as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, da reidratação oral e do …