Índice
- 1 Qual o prazo prescricional do direito do consumidor?
- 2 Quais são os prazos para o consumidor reclamar sobre os vícios aparentes dos produtos e em quantos anos prescreve a ação de reparação de danos?
- 3 Qual o prazo decadencial para reclamar o vício segundo o Código de Defesa do Consumidor e o do Código Civil Qual a diferença?
- 4 Qual o prazo que o consumidor tem para demandar judicialmente por vício do produto ou serviço?
- 5 Qual o prazo decadencial para vícios aparentes em produtos duráveis?
- 6 O que caracteriza o vício oculto?
Qual o prazo prescricional do direito do consumidor?
Prescreve em cinco anos a pretensão para reparação dos danos causados por fato do produto ou do serviço (acidente de consumo). A contagem do prazo inicia-se com o conhecimento do dano e de sua autoria, na forma do art. 27 do CDC e não exige a prévia reclamação do consumidor.
Quais são os prazos para o consumidor reclamar sobre os vícios aparentes dos produtos e em quantos anos prescreve a ação de reparação de danos?
Art. 26 – O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I – 30 (trinta) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis; II – 90 (noventa) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis.
Qual o prazo para reclamar defeitos ocultos?
90 dias
Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta que correm os prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).
Qual o prazo decadencial para reclamar o vício segundo o Código de Defesa do Consumidor e o do Código Civil Qual a diferença?
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Qual o prazo que o consumidor tem para demandar judicialmente por vício do produto ou serviço?
O Código de Defesa do Consumidor é claro: o prazo para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação se encerra em 30 dias, para serviços e produtos não duráveis, e em 90 dias, para os duráveis.
Qual prazo dos vícios aparentes?
30 dias
No caso de vício aparente e de fácil constatação, o prazo decadencial para o consumidor exercer o direito de reclamação tem início com a efetiva entrega do produto. Tratando-se de produto não durável – que se esgota no primeiro uso ou logo após – o prazo é de 30 dias (artigo 26, I, do CDC).
Qual o prazo decadencial para vícios aparentes em produtos duráveis?
É de 90 (noventa) dias o prazo para o consumidor reclamar por vícios aparentes ou de fácil constatação no imóvel por si adquirido, contado a partir da efetiva entrega do bem (art. 26, II e § 1º, do CDC). No referido prazo decadencial, pode o consumidor exigir qualquer das alternativas previstas no art.
O que caracteriza o vício oculto?
O vício oculto é um defeito ou falha de fabricação que se manifesta após certo tempo de uso do produto, por exemplo, um veículo novo, cuja fábrica instalou uma peça defeituosa, que vem a apresentar defeito no câmbio após meses de uso… II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
Quais são os prazos para reclamar os vícios ou defeitos no CDC?
Segundo o artigo 26 do CDC, quando estamos diante de um defeito aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis (alimentos, produtos de higiene, dentre outros) e 90 dias para os produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc), contados a partir da data da entrega efetiva do …