Qual o poder de um decreto legislativo?

Qual o poder de um decreto legislativo?

Decreto legislativo (DLG) é um ato normativo de competência exclusiva do poder legislativo com eficácia análoga a de uma lei.

O que significa dizer que o Legislativo federal é bicameral?

No Brasil, o processo legislativo é bicameral. Ou seja, depois de passar pelas comissões e pelo Plenário da Câmara, as propostas vão para o Senado, onde também são analisadas em comissões e, quando necessário, pelo Plenário. Neste domingo, 1º de fevereiro, também acontece a posse dos senadores eleitos.

O que é indicação legislativa Alerj?

Indicação é a proposição em que são solicitadas medidas de interesse público, cuja iniciativa legislativa ou execução administrativa seja de competência privativa do Poder Executivo ou judiciário.

Quanto tempo dura um decreto legislativo?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação. As Câmaras podem todavia regular com a lei as relações jurídicas que surgem na base dos decretos não convertidos.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia do saneamento basico para a sociedade?

O que significa aguardando decreto legislativo?

O conceito de decreto legislativo corresponde à forma em que as matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional são regulamentadas. Nesse sentido, o artigo 49 da Constituição Federal de 1988 dispõe acerca da competência exclusiva do Congresso Nacional.

Porque o Poder Legislativo no Brasil é bicameral?

O Sistema Bicameral no Brasil. bicameralismo é a divisão do Poder Legislativo federal em duas casas. Hoje, as duas Casas legislativas coexistem porque abrigam dois tipos de representação: uma relativa ao número da população e outra à representação dos territórios federados.

O que é uma indicação legislativa?

Indicação é o instrumento legislativo aprovado pelo Plenário ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de sugerir que outro órgão tome as providências que lhe sejam próprias. O Vereador pode provocar a Secretaria de Obras e a de Saúde que providenciem a reforma de uma unidade hospitalar, por exemplo.