Qual o papel do tradutor e interprete de Libras?

Qual o papel do tradutor e intérprete de Libras?

O intérprete de libras tem a função de ser o canal comunicativo entre o aluno surdo, professor, colegas e equipe escolar. Seu papel em sala de aula é servir como tradutor entre pessoas que compartilham língua e culturas diferentes.

Por que a atividade de traduzir interpretar não deve ser entendida somente como um processo linguístico?

A atividade de traduzir/interpretar não deve ser entendida somente como um processo linguístico, é imprescindível que o profissional domine as línguas envolvidas e compreenda as ideias presentes nos discursos para além das palavras, lembrando que em uma atividade de tradução/interpretação, além da gramática das línguas …

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Quem é o intérprete da língua de sinais?

O intérprete de língua de sinais é um profissional ouvinte que tem competência e fluência em língua de sinais para viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes, ou seja, entre a língua de sinais utilizada em uma determinada comunidade surda e a língua oral falada pela comunidade majoritária ouvinte.

Quais as competências Os TILS deve ter?

O perfil que se busca é de profissionais capazes de realizem a interpretação simultânea entre a língua brasileira de sinais e o português e vice versa, com fluência e coerência em diferentes espaços, como eventos, relacionamentos comerciais e de trabalho, aulas, atendimento ao público, entre outros.

Qual a importância do tradutor intérprete de Libras no processo de inclusão de surdos?

Sejam surdos ou ouvintes, os intérpretes de Libras são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Qual deve ser a principal função do intérprete de Libras no contexto escolar?

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Como foi visto o Intérprete de Libras atua como mediador entre o aluno surdo e o professor. Seu papel em sala de aula é traduzir da Língua Portuguesa para a Língua de Sinais. Ele deve estar atento na hora de transferir o conteúdo e dúvidas, possibilitando a participação do aluno em todos os contextos.

O que envolve o ato de interpretar?

O que envolve o ato de Interpretar? Envolve um ato COGNITIVO-LINGÜÍSTICO, ou seja, é um processo em que o intérprete estará diante de pessoas que apresentam intenções comunicativas específicas e que utilizam línguas diferentes.

Como é possível conceituar a tradução para língua de sinais?

Como é possível conceituar a tradução para língua de sinais? A)Procedimento performático oral-auditivo com tradutores ausentes da execução. B) Procedimento performático normativo descritivo conduzido por surdos oralizados. D) Atividade performatizada visual com tradutores presentes durante a execução.

Qual é o papel do intérprete?

Já o intérprete está envolvido nas línguas sinalizadas ou faladas, ou seja, nas modalidades visual-espacial ou oral-auditiva. Do mesmo modo, ele pode interpretar para a língua portuguesa o que um surdo está sinalizando, possibilitando que um ouvinte que não conhece Libras entenda o que está sendo falado.

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Qual deve ser o verdadeiro papel do intérprete educacional?

O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de Língua de Sinais na educação […] intermediando as relações entre os professores e os alunos, bem como, entre os colegas surdos e os colegas ouvintes (QUADROS, 2007, p.

Quais as competências do intérprete de Libras?

O intérprete deve ter: domínio da Língua de Sinais; conhecimento das implicações da surdez no desenvolvimento do indivíduo surdo; conhecimento da comunidade surda e convivência com ela; formação acadêmica, em curso de interpretação, reconhecido por órgão competente.

Quais são as competências necessárias para a aquisição de uma língua de sinais que no nosso caso é a Libras?

Concluímos que a competência requerida dos tradutores e intérpretes de línguas de sinais é marcada por certa capacidade corporal cinestésica, diretamente ligada à competência linguística e à competência comunicativa. E, portanto, poderia ser concebida como uma competência tradutória intermodal.