Qual o papel do mediador e dos demais profissionais envolvidos nos processos de familia?

Qual o papel do mediador e dos demais profissionais envolvidos nos processos de família?

O papel do mediador não é tomar partido nas decisões pela família, mas ajudar o casal a se comunicarem, para juntos eles possam encontrar alternativas que sejam do seu interesse e de seus filhos, chegando a uma possível conciliação.

Qual a principal diferença entre o procedimento especial destinado às ações de família e ao que realiza a alteração do regime de bens do matrimônio *?

Para Leonardo Carneiro da Cunha, a principal especificidade do procedimento especial para as ações de família consiste justamente no fato de ser obrigatória a audiência de mediação, que não pode ser dispensada pelo juiz ou por convenção das partes [21]– [22].

LEIA TAMBÉM:   Quem tem ulcera varicosa pode comer peixe?

Quais são os objetivos da mediação familiar?

Um dos objetivos da Mediação Familiar é a celeridade na solução dos conflitos. A Mediação Familiar surge então para facilitar o processo de comunicação entre as partes envolvidas em um conflito, fazendo com que, mediadas por uma terceira pessoa, consigam elas mesmas chegar a um acordo mutuamente aceitável.

O que é mediação familiar e onde ela pode ser utilizada?

A mediação familiar tem o objetivo de reunir os pais para retomares o dialogo e facilitar a resolução dos conflitos comuns de uma separação, dando total atenção aos filhos menores de idade. O objetivo do presente artigo é avaliar a eficácia da medicação familiar no caso de dissolução de casamento.

O que são ações de estado e de família?

De acordo com o artigo 693, as ações de família são representadas pelos seguintes atos: divórcio, separação, reconhecimento e extinção da união estável, guarda, visitação e filiação.

Quais são as principais ações no Direito de Família?

Assim, o artigo 693 trouxe um rol de ações de família de natureza contenciosa, a saber: divórcio, separação, reconhecimento e extinção de união estável, guarda, visitação e filiação.

LEIA TAMBÉM:   Como e transmitida a erisipela?

Qual o papel do gestor na mediação de conflitos?

O mediador deve ser objetivo para facilitar a organização do diálogo entre os mediados que normalmente, está tão confuso, leva a equívocos e a conclusões precipitadas, não os permitindo compreender a complexidade do conflito, do que está sendo dito e da importância desse momento para as suas vidas.

Quais as ações estão sujeitas ao procedimento especial previsto no art 693 e seguintes do CPC?

As normas deste Capítulo aplicam-se aos processos contenciosos de divórcio, separação, reconhecimento e extinção de união estável, guarda, visitação e filiação.

Para que servem os dispositivos do CPC que regulam as ações de família?

Além de contemplar disposições gerais para demandas intentadas sob o prisma contencioso, o CPC trouxe previsões específicas para os casos em que existe consenso entre os envolvidos: dentre os procedimentos especiais de jurisdição voluntária, há regras sobre divórcio, separação, reconhecimento/extinção de união estável …