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Qual o papel do educador nesse processo do protagonismo juvenil?
O papel do educador Etapa de iniciativa da ação proposta, planejamento da ação, execução, avaliação e apropriação dos resultados. O educador, assim, toma a frente ao propor discussões e debates a respeito de alguma questão da escola e da comunidade. Além disso, direciona os alunos a chegarem a uma solução.
Qual é a relação entre o protagonismo juvenil e a formação cidadã?
O protagonismo juvenil se mostra como um dos mecanismos para o fortalecimento da educação para uma cidadania ética e responsável, uma vez que desenvolve o exercício da cidadania, da formação da identidade, do autoconceito e auto-estima, e assim, de sua autonomia, que é o cerne do protagonismo em si.
O que é ser um jovem protagonista?
É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.
Qual é o papel da escola quando se trabalha com a perspectiva do jovem como protagonista?
Dessa forma, a escola que coloca o aluno como protagonista também ensina autonomia, pensamento crítico, curiosidade científica, liberdade de expressão e outros valores que formam cidadãos conscientes e participantes ativos da sociedade.
Como estimular o protagonismo do aluno?
Criar um ambiente interativo e participativo, em que os alunos se sentem à vontade para discutir os temas propostos pelo professor, também promove a autonomia do aluno e faz da escola um local de crescimento intelectual e humanístico.
Como o jovem pode ser protagonista na sociedade?
No Protagonismo Juvenil o jovem é sempre o ator principal em ações que dizem respeito a problemas concernentes ao bem comum, na escola, nos grupos sociais, nas comunidades de bairro, ou na sociedade de maneira geral. Nesse tipo de ação há a influência do jovem na conjuntura social para resolver problemas reais.