Qual o papel de um Presenter em uma aplicacao web que implementa o conceito de arquitetura limpa?

Qual o papel de um Presenter em uma aplicação web que implementa o conceito de arquitetura limpa?

A camada Presenter obtém e envia informação de/para a View através de uma interface que pode ser acessada pelo componente de interface (View). Além de implementar manualmente o padrão, um framework de Model-View-Presenter pode ser usado para dar suporte ao padrão MVP de uma forma mais automatizada.

Qual o principal objetivo do uso do Clean architecture?

Clean Architecture é uma arquitetura de software proposta por Robert Cecil Martin (ou Uncle Bob, como é mais conhecido) que tem por objetivo padronizar e organizar o código desenvolvido, favorecer a sua reusabilidade, assim como independência de tecnologia.

Quando usar Clean architecture?

Arquitetura Limpa (Clean Architecture) é um padrão arquitetural proposto por Robert Martin – mais conhecido como Uncle Bob – com o objetivo de promover a implementação de sistemas que favorecem reusabilidade de código, coesão, independência de tecnologia e testabilidade.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve a linha lateral nos peixes?

Qual o papel de um Presenter em uma aplicação web?

Presenter – É a ligação entre View e Model, possui papel de mediador entre eles. Ele é encarregado de atualizar o view quando o model é alterado e de sincronizar o model em relação ao view.

Como é o funcionamento entre as camadas do MVP?

Na arquitetura MVP, um grande número de interfaces é usado para interação entre as três camadas. Como cada interface cobre apenas uma pequena fração das interações, isso leva a uma grande variedade de métodos a serem implementados.

O que é um código limpo?

Um código limpo deve ser eficiente, simples, direto ao ponto, ter mínimas dependências, não tem duplicações, é fácil de corrigir, precisa ter padrões definidos, tem fácil leitura e entendimento, é elegante e coberto de testes.

Quais os tipos de arquiteturas de software?

Os principais tipos de arquitetura de software são:

  • Layers (camadas)
  • Client-server (cliente-servidor)
  • Model-view-controller (MVC)
  • Microservices (microsserviços)
  • Pipes-and-filters (PF)
  • Peer-to-Peer (P2P)
  • Service-Oriented Architecture (SOA)
  • Publish-Subscribe (Pub/Sub)
LEIA TAMBÉM:   Quem suspende lei declarada inconstitucional?

Quantas são e quais são as camadas da arquitetura de aplicações?

A arquitetura três camadas é uma arquitetura que possui três camadas de software, sendo elas camada do cliente, camada lógica e camada de dados. A chave para esta arquitetura é a camada de lógica.

O que é MVP arquitetura?

MVP (Model View Presenter) Padrão de arquitetura no Android com exemplo. Ao aplicar padrões de arquitetura de software , pode-se organizar o código do aplicativo para separar os interesses. A arquitetura MVP (Model – View – Presenter) é um dos padrões de arquitetura mais populares e é válida na organização do projeto.

Como funciona o MVVM?

O padrão MVVM é composto basicamente dos seguintes elementos: Model: A camada de modelo é a lógica de negócios que impulsiona a aplicação e quaisquer objetos de negócios; View: Esta camada é a interface do usuário.

Como os padrões MVP MVC é MVVM se relacionam?

Basicamente, a diferença é que MVC possui a arquitetura baseada em Controllers, enquanto que o MVVM possui a arquitetura baseada em ViewModels, e o MVP possui uma camada extra de apresentação, chamada Presenter.

LEIA TAMBÉM:   Tem que pagar Imposto sobre dividendos?

Como escrever um código limpo?