Qual o papel de piratas e corsarios na expansao maritima?

Qual o papel de piratas e corsários na expansão marítima?

No século XVII, os piratas aterrorizavam os mares. Seu alvo principal eram os galeões espanhóis cheios de ouro do Novo Mundo. Foram instrumentos de uma luta entre nações. Na verdade, a pirataria não era propriamente uma novidade na Europa daqueles notáveis tempos de expansão econômica e marítima.

Qual era o objetivo dos piratas?

Saqueavam navios de mercadores levemente armados, mas ocasionalmente atacavam uma cidade ou um navio de guerra, caso o risco valesse a pena. No auge, os piratas controlavam cidades insulares que eram paraísos para recrutar tripulações, vender mercadorias capturadas, consertar navios e gastar o que saqueavam.

Qual o papel de piratas e corsários na expansão marítima Lembrem-se que piratas e corsários são diferentes?

O corsário se distingue do pirata, que age sem o apoio de um governo, ou então do bucaneiro, que ataca geralmente cidades litorâneas e ilhas, raramente entrando em combate com outras embarcações. Além disso, o pirata responde ao capitão de seu navio, enquanto que o corsário está subordinado a um rei ou governador.

LEIA TAMBÉM:   Como e feita anestesia no olho?

Por que os piratas roubavam?

Em geral, sorrateiro e sangrento. Os piratas se aproveitavam de fatores climáticos, como a névoa, para atacar embarcações mercantes maiores e com mais tripulantes. Eles praticavam atos bárbaros com alguns capturados justamente para que sua fama de maus se espalhasse.

Porque os principais ataques piratas partiam de ingleses e franceses?

Os invasores franceses Um dos motivos das invasões foi o fato de que o Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha, excluía a França e outras nações da divisão do Novo Mundo. Essas nações ficavam à margem das cobiçadas riquezas brasileiras, como o pau-brasil, a pimenta nativa e o algodão.

O que são os piratas?

Os piratas são criminosos que atacam navios. Os mais famosos viveram entre o final do século XV e o início do XVIII, mas ainda hoje existem alguns em atividade. Os navios piratas costumavam ser identificados com uma bandeira chamada Jolly Roger, que tem o desenho de uma caveira e dois ossos cruzados.

Que papel os piratas corsários tiveram na colonização do Brasil?

LEIA TAMBÉM:   Quem faz dieta pode comer final de semana?

Nesse período, piratas e corsários infestavam os mares a procura de saquear tanto os navios portugueses, quanto as incipientes vilas que se espalhavam pelo litoral. Além disso, ainda agia inserindo medo por meio de invasões que colocavam em ameaça o domínio português em suas possessões2.

Porque os piratas tinham um papagaio?

Papagaios eram um suvenir popular entre os piratas de suas viagens exóticas (e mais fáceis de cuidar do que macacos). Os papagaios tinham alto valor nos mercados de aves de Londres e como propina para funcionários da Marinha britânica.