Qual o papel da enfermagem frente ao paciente deprimido?

Qual o papel da enfermagem frente ao paciente deprimido?

O enfermeiro deve atuar no bem-estar físico, mental e social visando, fundamentalmente, melhorar a qualidade de vida do paciente e da família, amenizando o sofrimento causado pela depressão e compreender o problema do paciente psíquico, entender suas atitudes e ter habilidade perspicácia para dar assistência ao mesmo.

O que é depressão enfermagem?

Lentidão nas atividades, desinteresse, redução da energia, apatia, dificuldade de concentração, pensamento negativo e recorrente, com perda da capacidade de planejamento e alteração do juízo de verdade são evidências de sofrimento humano que sinalizam para depressão e possível risco de suicídio.

Quais são os cuidados para depressão?

O sono é fundamental e sua falta facilita o surgimento do transtorno. “Ter um horário habitual para despertar auxilia o ciclo fisiológico e mantém o organismo saudável”, explica o psiquiatra Renério Fráguas Junior. Vale, ainda, incorporar à sua rotina a prática de exercícios – ao menos três vezes por semana.

LEIA TAMBÉM:   Porque a minha aposentadoria diminuiu?

Como reconhecer sinais de depressão em profissionais de enfermagem?

Confira se você apresenta ao menos cinco sintomas abaixo:

  1. Tristeza.
  2. Desânimo;
  3. Pensamentos negativos;
  4. Perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  5. Alterações no sono, no apetite ou no peso;
  6. Cansaço;
  7. Falta de concentração.

Quais os cuidados de enfermagem com pacientes com ansiedade?

O enfermeiro deve estar atento aos pacientes/clientes que se preocupam excessivamente e deterioram tanto no desempenho emocional como social (SMELTZER, 2008). As táticas do cuidado enfatizam as maneiras para que o paciente verbalize seus sentimentos e angustia para descobrir as fontes de ansiedade.

Como a depressão afeta os profissionais de enfermagem no dia a dia?

A depressão é a grande inimiga dos profissionais da saúde. Estes profissionais lidam com situações de risco e de muita dificuldade, como a perda de um paciente por exemplo. Além de todos os outros fatores sociais e ambientais que causam inúmeros danos.

Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com ansiedade?

Cuidados de enfermagem

  1. Administre os medicamentos de acordo com a prescrição, sempre avaliando os efeitos no usuários e a relação terapêutica benéfica do fármaco frente aos efeitos;
  2. Avalie o risco de queda, dificuldade de deambulação ou outra condição causada pelo excesso do uso dos medicamento ansiolíticos/sedativos;