Qual o papel da Comissao Nacional de Energia Nuclear?

Qual o papel da Comissão Nacional de Energia Nuclear?

Missão: Garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, desenvolver e disponibilizar tecnologias nucleares e correlatas, visando o bem-estar da população. Área de Atuação: A CNEN atua nas áreas de radioproteção e segurança nas aplicações da energia nuclear para fins pacíficos.

Qual é o objetivo da AIEA?

A AIEA tem 112 países-membros, entre os quais Portugal, e é financiada através das contribuições desses países.

Qual o órgão responsável pelo uso da energia atômica no mundo?

A Agência Internacional de Energia atômica (AIEA, ou IAEA, sigla em inglês) é uma instituição internacional fundada em 29 de julho de 1957 com o objetivo de garantir a segurança do uso de energia atômica no mundo. A sede da organização fica localizada em Viena, na Áustria e, atualmente, conta com 137 Estados Membros.

Qual o significado CNEN?

Criada em 10 de outubro de 1956, a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, autarquia federal vinculada, desde 1999, ao Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, é o órgão responsável por regular as atividades nucleares no País.

LEIA TAMBÉM:   E obrigatorio fazer a carta de demissao?

Quem criou o Conselho Nacional de energia nuclear?

O órgão foi criado em 10 de outubro de 1956. A CNEN está sob o controle direto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações….

Comissão Nacional de Energia Nuclear
Dependência Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Chefia Paulo Roberto Pertusi, Presidente

Qual a importância da CNEN?

A CNEN é considerada o órgão superior responsável por estabelecer normas e regulamentos em Radioproteção e licenciar e fiscalizar qualquer tipo de utilização de energia nuclear em nosso país.

O que é CNEN na radiologia?

CNEN – Normas para Proteção Radiológica.

O que estabelece a resolução da CNEN?

Aprova a Norma CNEN NN 5.01, que estabelece requisitos de segurança e proteção radiológica para o transporte de materiais radioativos. 2º Revogar a Resolução CNEN nº 13, de 19 de julho de 1988, publicada no DOU de 1º de agosto de 1988, que aprovou a norma “Transporte de Materiais Radioativos”. Art.