Qual o objetivo que era buscado pelo tratamento medico aos deficientes?

Qual o objetivo que era buscado pelo tratamento médico aos deficientes?

O objetivo principal passou a ser a reabilitação do indivíduo, tornando-o capaz de produzir e viver em sociedade. Essas pessoas eram vistas como anormais, e, portanto, precisavam ser “curadas”, de modo que viessem a se tornar normais.

Quem criou o modelo biomédico?

Em 1977, o psiquiatra George L. Engel questionou o domínio do modelo biomédico, propondo o modelo biopsicossocial para avaliar de forma holística os antecedentes biológicos, sociais, psicológicos e comportamentais do paciente para determinar sua doença e caminho de tratamento.

Porque o modelo social promove?

O modelo social é abordagem que surgiu, nos anos 1960, no Reino Unido, e provocou reviravolta nos modelos tradicionais de compreensão da deficiência ao retirar do indivíduo a origem da desigualdade, experimentada pelos deficientes, e devolvê-la à sociedade.

Quais as concepções de deficiência trazidas pelo modelo médico e pelo modelo social?

A abordagem da deficiência caminhou de um modelo médico, no qual a deficiência é entendida como uma limitação do indivíduo, para um modelo social e mais abrangente, que compreende a deficiência como resultado das limitações e estruturas do corpo, mas também da influência de fatores sociais e ambientais do meio no qual …

LEIA TAMBÉM:   O que e o MNC?

Onde surgiu o modelo biomédico?

Os princípios metateóricos do modelo biomédico atual baseiam-se na orientação científica do séc. XVII, consistindo numa visão mecanicista e reducionista do Homem e da Natureza que surgiu quando filósofos como Galileu, Descartes, Newton, Bacon e outros conceberam a realidade do mundo como uma máquina.

O que é visão Biologicista?

O biologicismo pressupõe o reconhecimento da natureza biológica das doenças3; se justifica na compreensão que a doença é causada por agentes biológicos (químicos e físicos estão incluídos), em corpos biológicos, com repercussões biológicas.

Qual é o modelo social da deficiência?

Segundo o modelo social, as dificuldades – ou a maior parte das dificuldades – enfrentadas por pessoas com deficiência são resultado da forma pela qual a sociedade lida com as limitações e as sequelas físicas, intelectuais, sensoriais e múltiplas de cada indivíduo. …