Qual o objetivo dos estudos de relacao estrutura atividade?

Qual o objetivo dos estudos de relação estrutura atividade?

Em química medicinal, o termo “relação estrutura-atividade” compreende o estudo dos efeitos que a estrutura química de um composto (ligante) pode causar durante sua interação com o receptor biológico e, consequentemente, racionalizar os principais fatores que governam esta interação.

Quais os parâmetros estão relacionados à atividade dos fármacos?

Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.

Como identificar o grupo Farmacoforico de uma molécula?

Grupo farmacofórico é o conjunto de características eletrônicas e estéricas que caracterizam um ou mais grupos funcionais ou subunidades estruturais, necessários ao melhor reconhecimento molecular pelo receptor e, portanto, para o efeito farmacológico desejado.

LEIA TAMBÉM:   Qual ameba e conhecida por causar graves encefalites comedora de cerebro e que pode estar presente inclusive em aguas de piscinas?

O que é Bioisosterismo?

O bioisosterismo é uma técnica de química medicinal para o planejamento racional de novos medicamentos, sendo um processo especial de modificação molecular principalmente para prever alterações importantes nos processos de biotrasformação, inclusive para o eventual alteração da característica tóxica em relação aos …

Em que consiste a técnica de modelagem molecular?

A modelagem molecular consiste em um conjunto de ferramentas para a construção, edição e visualização, análise e armazenamento de sistemas moleculares complexos2,5. Estas ferramentas podem ser aplicadas em estratégias de modelagem direta e indireta de novas drogas2.

Quais os parâmetros que influenciam a farmacocinética?

Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) …

Qual o parâmetro físico-químico da molécula de um fármaco é determinante para que este tenha efeito no cérebro?

Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco.

LEIA TAMBÉM:   Como tratar sarna em passaros?

Como identificar Farmacoforo?

Por exemplo, um farmacóforo é definido a partir da propriedade química (doação de ligação de hidrogênio) ao invés de um grupo químico específico. Assim, moléculas que contêm esse farmacóforo (como hidroxila ou nitrogênio de amida) apresentam atividade biológica, ao passo que as moléculas inativas não o possui.

O que é um grupamento farmacofórico E o Toxicofórico?

Este grupo também pode ser denominado: ponto farmacofórico, grupamento secundário ou farmacóforos auxiliares. Grupo toxicofórico: Também segundo a IUPAC, grupo toxicofórico é sub-unidade(s) estrutural(is) ou fragmento(s) molecular(ES) responsável(is) por uma resposta tóxica dos fármacos direta ou indiretamente.

Como é o processo de descoberta de novos fármacos?

O processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos, conforme ilustrado na Figura 1, é dividido em duas grandes fases: (i) descoberta (também conhecida como pré-clínica ou pesquisa básica) e (ii) desenvolvimento (ou clínica) (Lombardino & Lowe, 2004).

Quais as etapas do processo de desenvolvimento de novos fármacos?

Fases de desenvolvimento de um novo medicamento

  • Pesquisa experimental ou fase pré-clínica: Antes de começar os testes em seres humanos, os pesquisadores realizam testes em células e em animais.
  • Pesquisa clínica: Nesta fase o objetivo principal é testar a segurança e a eficácia deste novo medicamento em seres humanos.