Qual o objetivo do depoimento sem dano?

Qual o objetivo do depoimento sem dano?

Conforme já delineado, o Depoimento Sem Dano se refere a um método de colheita de depoimento de Crianças e Adolescentes vítimas do crime contra a dignidade sexual e visa precipuamente a redução do dano durante a produção das provas, bem como, minimizar os efeitos traumáticos advindos dela.

O que trabalhar em escuta fala pensamento é imaginação?

Escuta, fala, pensamento e imaginação é o campo que trabalha a aproximação da criança com a linguagem verbal. Para tanto, são estimuladas a comunicação entre os alunos, a leitura, silenciosa e em voz alta, a escrita para retratar situações cotidianas, a criação e representação de histórias.

O que é a escuta protegida?

A escuta protegida tem como objetivo dar oportunidade às crianças e aos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência procedimento mais humanizados e menos revitimizantes para que comuniquem às autoridades ocorrências de violência sofrida.

LEIA TAMBÉM:   O que deve suprir a falta de experiencia na busca de um primeiro emprego?

O que é Lei da escuta?

LEI DA ESCUTA PROTEGIDA. Lei 13.431/17. Art. 7º Escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.

Como trabalhar a imaginação na educação infantil?

Como ajudar a criança a soltar a imaginação?

  1. fazer leitura de livros e revistas;
  2. passear em lugares novos;
  3. conferir peças e esquetes com a família;
  4. assistir desenhos e filmes;
  5. conversar sobre assuntos diversos;
  6. ouvir músicas e apresentar instrumentos.

O que é escuta especial?

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vitima. O depoimento especial é a oitiva da vítima, criança ou adolescente, perante a autoridade policial ou judiciária.

Quando surgiu o depoimento especial?

O projeto iniciou-se em 2003, quando o Desembargador Daltoé atuava na Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre. Ele recorda que o depoimento de uma criança que o fez refletir sobre a questão nesse tipo de processo.

LEIA TAMBÉM:   Quanto e o salario de quem trabalha na Toyota?

Que críticas a psicologia jurídica tem ao depoimento especial?

Para o Conselho Federal de Psicologia a Lei do Depoimento Especial (Brasil, 2017) apresenta inúmeros problemas de concepção, até mesmo no plano jurídico, quando tira dos operadores do Direito a responsabilidade para colher a prova oral, por meio da oitiva de criança e/ou adolescente e, assim, fazendo, coloca o …

O que é depoimento acolhedor?

Depoimento acolhedor: salas especiais oferecem investigação judicial mais digna para crianças e adolescentes vítimas de violência. A gravação vale como prova no decorrer de todo o processo e a medida permite, ainda, que a vítima dê o seu testemunho sem precisar passar pelo constrangimento de encarar o acusado.

Qual a posição da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica Sobre o depoimento especial?

A Lei 13431/2017 tornou o Depoimento Especial o procedimento prioritário para a coleta do testemunho de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência no Brasil.

O que é depoimento especial de crianças e adolescentes?

Art. 8o – Depoimento especial é o procedimento de oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as caracteristicas da hemiplegia?

Como pode ser a revitimização?

A revitimização acontece principalmente em uma esfera institucional, a exemplo, a vítima de abuso sexual que, após o sofrimento da violência própria do ato, é interrogada de maneira inescrupulosa de modo a lembrar, de maneira dolorosa, os momentos em que esteve sob o jugo do agressor.

O que é revitimização da mulher?

Ou seja, tirá-la do lugar de vítima, para que ela possa se ver como uma sobrevivente — termo usado com preferência por alguns especialistas no combate à violência contra mulher.