Qual o objetivo de Boko Haram?

Qual o objetivo de Boko Haram?

O grupo terrorista tem como objetivo acabar com a democracia na Nigéria e promover a educação exclusivamente em escolas islâmicas.

O que aconteceu no norte da Nigéria?

Crise de segurança. Atiradores mataram dezenas de pessoas e sequestraram centenas mais por resgate no noroeste da Nigéria no último ano, em meio a uma crise de segurança que o governo está tentando enfrentar com blecautes de comunicação, operações militares e reforço do policiamento.

Quais os conflitos da Nigéria?

A violência religiosa na Nigéria se refere aos conflitos entre cristãos e muçulmanos na Nigéria moderna, que pode ser rastreada até 1953. Atualmente a violência religiosa é dominada pela insurgência do grupo jihadista Boko Haram, que visa impor a sharia no país.

LEIA TAMBÉM:   Como alimentar um filhote de cachorro?

Qual o objetivo do grupo terrorista ETA?

Foi fundado em 1959 como um grupo de promoção da cultura basca. No final da década de 1960 evoluiu para uma organização paramilitar separatista, lutando pela independência da região histórica do País Basco, cujo antigo território atualmente se distribui entre a Espanha e França.

Qual o significado do nome Boko Haram e em qual país ele atua?

O nome Boko Haram vem da língua hausa – um idioma falado no norte na Nigéria – e significa “a educação não islâmica é pecado”. Esse aspecto explica uma bem conhecida ação do grupo: o sequestro das estudantes de Chibok.

Quais são as vítimas do Boko Haram no nordeste da Nigéria?

O conflito desencadeado há 12 anos pela violência do grupo jihadista Boko Haram no nordeste da Nigéria causou a morte de cerca de 324.000 crianças menores de cinco anos, a maioria delas por doenças ou desnutrição, segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

LEIA TAMBÉM:   O que pode ser quando a boca esta muito seca e tontura?

Qual o principal objetivo do Boko Haram atualmente?

O principal objetivo do Boko Haram atualmente, além de combater os princípios e legados ocidentais deixados pela colonização britânica no país, é a construção de uma república islâmica.

Qual a ação mais notória do Boko Haram?

A ação mais notória do grupo até hoje ocorreu em abril de 2014, quando o Boko Haram sequestrou cerca de 276 mulheres entre 16 e 18 anos. Segundo relatos de algumas das que conseguiram escapar, os militantes utilizavam-nas como escravas sexuais e vendiam-nas para membros da organização a um preço médio de 12 dólares.

Qual o número de mortos do Boko Haram em Abuja?

– 14 abril: um atentado, reivindicado pelo Boko Haram, provoca pelo menos 75 mortos, na estação de autocarros de Nyanya, na periferia de Abuja. Em maio e junho, dois novos ataques causaram cerca de 40 mortos na capital federal. Até então, a maior partes destes ataques estava concentrada no nordeste, bastião histórico do grupo.