Qual o objetivo das visitas domiciliares?

Qual o objetivo das visitas domiciliares?

A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).

Qual a importância da visita domiciliar no serviço de saúde?

A visita domiciliar permitiu um olhar in locus da realidade do usuário do PSF e se constitui em importante instrumento na Estratégia Saúde da Família, identificando determinantes do processo saúde-doença percebidos no ambiente em que vivem as famílias e possibilitando promoção da saúde por meio da educação em saúde.

Quais os objetivos da visita domiciliar na Estratégia de Saúde da Família?

Assim, no contexto do PSF, a visita domiciliar constitui-se de uma atividade utilizada com a finalidade de subsidiar a intervenção no processo saúde-doença de indivíduos, ou o planejamento de ações almejando à promoção de saúde da coletividade, se constituindo em um instrumento essencial, utilizado pelos integrantes …

Quem é responsável pela visita domiciliar?

Dr. Cristiano: A equipe básica é composta por no mínimo: médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e agentes comunitários de saúde.

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado de Vozes da Africa?

Qual o objetivo da visita domiciliar no CRAS?

Tem como objetivo principal conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no espaço institucional.

Como deve ser feita a visita domiciliar?

ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.

Qual a importância da visita domiciliar para o assistente social?

A visita domiciliar é um instrumento técnico-metodológico utilizado pelo assistente social que facilita a aproximação do profissional à realidade do usuário. A intervenção e o estudo social no lócus proporcionam uma coleta de dados mais eficaz.

Qual a importância da visita domiciliar para o enfermeiro?

As principais ações desenvolvidas nas visitas domiciliares são: o cadastramento de famílias, orientações, vigilância à saúde e acompanhamento de casos clínicos conforme avaliação da equipe de saúde. Além dessas ações as enfermeiras procuram acolher a todas as demandas dos usuários.

Qual a função do enfermeiro na visita domiciliar?

A visita domiciliar é um instrumento im- portante para o enfermeiro, uma vez que se trata da intervenção que nos possibilita apro- ximação com os determinantes do processo saúde doença no âmbito familiar. Na esfera da Estratégia Saúde da Família é dever de todos os profissionais pertencentes ao programa.

LEIA TAMBÉM:   Qual animal simboliza a paciencia?

Como é feita a visita domiciliar?

A sua execução ocorre no local de moradia dos usuários dos Serviços de Saúde e obedece a uma ordem prévia. Ela possibilita ao profissional conhecer o contexto de vida do usuário do serviço de saúde e a constatação in loco das reais condições de habitação, bem como a identificação das relações familiares.

Quando realizar visita domiciliar?

Algumas situações que podem justificar assistência domiciliar: situação de emergência em que o paciente não pode ser transportado rapidamente para o hospital; atendimento de situações ou doenças agudas que incapacitam o paciente a vir até a Unidade de saúde (US);

Como priorizar as visitas domiciliares?

Para que seja utilizada de modo eficaz, é imprescindível que os membros da Equipe de Saúde da Família estejam familiarizados com o correto preenchimento da Ficha A do Sistema de Informação de Atenção Básica, dedicando grande cuidado na identificação e transcrição de cada item pesquisado.

Quais as vantagens da visita domiciliar?

A visita domiciliar tem uma grande importância na área da saúde visto que, através dela, podemos avaliar as condições ambientais e físicas em que vive o indivíduo e sua família, prestar assistência, levantar dados sobre condições de habitação e saneamento e aplicar medidas de controle, nas doenças transmissíveis ou …

Como relatar uma visita domiciliar?

Dados a Serem Coletados Antes da Visita Domiciliar Data da realização da Visita Domiciliar. Número da equipe e da microárea. Nome e profissão do técnico que realizará a visita. Registrar o nome do usuário que é o alvo principal da VD ou do chefe da família quando se tratar do cadastramento familiar.

LEIA TAMBÉM:   Quem deve preencher o Livro de ordem?

Como abordar uma família na visita domiciliar?

Conhecer como organizar e manter contato com a família durante o curso da assistência domiciliar. Coordenar a gestão da doença em colaboração com a pessoa assistida e com a família. Identificar o impacto da doença na família. Identificar as necessidades da pessoa e da família.

O que a visita domiciliar pode proporcionar para a equipe de saúde da família?

A visita domiciliar oferece a oportunidade para o enfermeiro entrar em contato com o modo de vida do usuário, conhecer o ambiente e as relações intrafamiliares, abordar questões que vão além da doença física e que contemplem também os problemas sociais e emocionais, proporcionando orientações mais voltadas para as …

Quais as vantagens e desvantagens na assistência domiciliar?

Menos riscos de infecções Hospitais são ambientes altamente contaminados. Tendo o tratamento em casa, o paciente evitar entrar em contato com bactérias e infecções hospitalares, pois ficam mais vulneráveis nesse lugar.

O que avaliar em uma visita domiciliar?

Segundo Mattos32 é por meio da visita domiciliar que o profissional de saúde poderá avaliar as condições socioambientais e habitacionais em que vive o indivíduo (seu paciente) e sua família, bem como realizar a busca ativa, planejar e executar as medidas assistenciais adequadas.

Quem realiza as visitas domiciliares?

O ACS é identificado como o profissional que realiza as visitas domiciliares com maior freqüência, ou seja, diariamente, porque realizar o cuidado nos domicílios é uma atribuição comum a todos os profissionais, porém “desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e vigilância à …