Qual o objetivo da assistencia farmaceutica?

Qual o objetivo da assistência farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica (AF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

Qual a importância da assistência farmacêutica no SUS?

No âmbito do SUS, o farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, envolvendo desde a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, seleção, programação, a compra, distribuição e garantia de qualidade até o acompanhamento e a avaliação dos resultados, tendo sempre como objetivo principal e …

Como prestar uma adequada assistência e atenção farmacêutica?

Para ter sucesso na prestação da atenção farmacêutica, o profissional da saúde deve atuar para solucionar o problema do paciente. Essa atitude não se limita apenas aos ambientes hospitalares, é papel do farmacêutico identificar também formas de resolução para recuperar a saúde e bem-estar do paciente.

Onde o farmacêutico pode atuar no SUS?

As atribuições dos farmacêuticos no SUS são diversas, nas três esferas: federal, estadual e municipal.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer se molhar o teclado?

Qual o papel da farmácia na saúde?

A resolução 585 de 2013, do Conselho Federal de Farmácia, regulamentou as atribuições clínicas do farmacêutico e das farmácias; e a Lei 13.201/2014, que definiu o papel da farmácia como unidade de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

Qual o papel do farmacêutico na sociedade?

Esses serviços são prestados sem burocracia, sem fila e sem agendamento. Sendo assim, mostram o quanto o papel do farmacêutico é indispensável na sociedade, agilizando e facilitando vários procedimentos.

Quem é o farmacêutico?

Sendo assim o farmacêutico é responsável por fornecer informações que promovam o uso correto do medicamento e a melhora na qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, vêm sendo implementados também os consultórios farmacêuticos.

Qual a função do farmacêutico nas farmácias?

Nas farmácias, eles cumprem um papel muito importante de orientar a população. Diversos medicamentos pode desencadear gravíssimas reações indesejadas, e a orientação farmacêutica evita ou diminui os riscos advindos dessas reações. Entretanto, a função do farmacêutico vai além de apenas entregar os medicamentos.