Qual o medico que cuida do ouvido nariz e garganta?

Qual o médico que cuida do ouvido nariz e garganta?

otorrinolaringologia
Chamamos de otorrinolaringologia o ramo da medicina que cuida das seguintes áreas: nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Além disso, o médico capacitado em otorrino, como a otorrinolaringologia também é chamada — e como o próprio especialista também costuma ser chamado —, cuida da cabeça e do pescoço como um todo.

Quem fundou a otorrinolaringologia?

Em 1911, foi criada na Faculdade de Medicina da Bahia a primeira cátedra de Otorrinolaringologia, sendo Eduardo Rodrigues de Moraes o primeiro catedrático desta especialidade no Brasil.

Qual é o nome da especialidade de um médico otorrinolaringologista?

Com mais funções que letras em seu título, a otorrinolaringologia é especializada no estudo da garganta e das vias nasais e auditivas.

Como encontrar um médico pelo nome?

Em todos eles há um campo para busca de médicos – é possível procurar pelo CRM (número de registro do profissional no conselho, que consta no carimbo e no receituário do médico), ou apenas pelo nome completo. A pesquisa indica se o registro está ativo ou inativo e, dependendo do caso, se foi cassado.

LEIA TAMBÉM:   Como comecar a fazer marketing de afiliados?

Como é uma consulta com otorrinolaringologista?

Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e realizar o exame clínico. De acordo com o caso, o médico também pode pedir outros exames a mais.

Qual a importância da otorrinolaringologia?

O Otorrinolaringologista é especialista no diagnóstico precoce e no tratamento clínico e cirúrgico de problemas envolvendo o ouvido e a audição, o nariz e a garganta. Por meio das consultas de rotina é possível não só prevenir alguns problemas, como também diagnosticá-los com antecedência.

O que é otorrinolaringologia diagnóstica?

A otorrinolaringologia atua no atendimento de condições que afetam ouvido, nariz e a garganta. Por vezes, o diagnóstico é feito por meio de exames complementares, ou seja, por meio de exames otorrinos. A solicitação dos mesmos deve ser feita com base nos sintomas apresentados pelo paciente.

Quando se deve procurar um otorrinolaringologista?

Para saber quando procurar um otorrinolaringologista, é preciso atentar-se a alguns sinais e sintomas que o corpo costuma manifestar….São eles:

  1. rouquidão (disfonia);
  2. ronco;
  3. dor de ouvido;
  4. dor de garganta;
  5. sangramento no ouvido;
  6. tontura;
  7. zumbido;
  8. secreção no ouvido (otorreia);
LEIA TAMBÉM:   Quais as taxas para manter um CNPJ?

Como localizar um médico?

Se está procurando por um consultório médico, a maneira mais simples de achar pode ser uma pesquisa no Google ou em aplicativos de saúde. Neles, você pode visualizar os profissionais disponíveis em sua região, incluindo avaliações de alguns locais para pegar como referência.

Como é uma consulta com um otorrino?

A consulta: De uma forma geral, a consulta otorrinolaringológica não difere, inicialmente, de uma consulta clínica. Os principais pontos do problema em questão são ouvidos e discutidos, buscando os assuntos mais relevantes e relacionando-os (ou não) às queixas e ao que precisamos avaliar.