Qual o imposto sobre o valor agregado?

Qual o imposto sobre o valor agregado?

O Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) é um projeto do governo brasileiro que visa a substituição e unificação dos impostos cobrados ao consumidor em um único imposto. Para ser criado deve acontecer uma reforma tributária.

Qual o valor agregado de um produto?

O valor agregado, ou “valor adicionado”, é o preço que um produto adquire desde o início de sua produção, ou também, o preço que dá valor a algum serviço. Até chegar ao consumidor final, a tributação incide somente no valor que foi adicionado de uma cadeia à outra, sendo não cumulativo.

Qual é o imposto sobre o valor acrescentado?

Este mesmo imposto já é praticado há muitos anos pelo bloco da União Europeia pela facilidade da aplicação e recolha entre países. Em Portugal é conhecido como Imposto sobre o Valor Acrescentado, sob a mesma sigla IVA.

IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado Sempre que fizerem operações de compra e venda, as empresas ficam sujeitas ao pagamento do IVA. No entanto, este imposto não é necessariamente um encargo, pois a empresa pode liquidar o IVA junto do cliente (quando este efetua uma compra ou adquire um serviço) e junto do fornecedor.

Quando devem ser calculados os impostos pagos no ano anterior?

Calculados sobre o valor de imposto pago no ano anterior, são realizados nos meses de julho, setembro e dezembro. Calculados com base nas vendas e prestação de serviços, devem ser pagos nos meses de março e outubro.

Quais são os produtos isentos de impostos?

Livros, medicamentos e revistas são exemplos de produtos isentos de impostos para pessoas físicas no valor de até 10 mil dólares. Porém, nos casos dos medicamentos, para que esses produtos sejam liberados é necessário que a Agência Nacional De Vigilância Sanitária, Anvisa, faça a liberação, desde que o medicamento siga os requisitos básicos.

Qual o limite de imposto em itens acima de 100 dólares?

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para ficar legalizado na Belgica?

Apesar da portaria do Ministério da Fazenda, em 1999, o limite de 50 dólares, a justiça pode, em alguns casos, conceder isenção de taxa de imposto em itens abaixo de 100 dólares quando julgar justo.

Qual a vantagem do IVA?

Para Vilma, uma vantagem do IVA é que ele equilibraria a cobrança sobre bens e serviços. Atualmente, há impostos que incidem sobre produtos, e outros sobre serviços. “O sistema tributário brasileiro foi baseado em uma economia que não existe mais”, afirmou.

Qual será o acréscimo do IVA?

Segundo as estimativas do Centro de Cidadania Fiscal, think tank que conduz os estudos sobre o IVA, o Produto Interno Bruto brasileiro poderá ter um acréscimo de 10\% com a adoção do imposto único. Como os debates sobre o IVA ainda estão em fase embrionária, talvez seja cedo para precisar as mudanças que efetivamente ocorrerão.

Qual a alíquota do IVA no Brasil?

A alíquota do IVA no Brasil ainda está longe de uma definição, assim como todas as mudanças. É importante saber que a proposta atual prevê etapas para unificação das cobranças, indicando primeiramente um imposto substituto ao PIS e à Cofins: a CBS ( Contribuição sobre Bens e Serviços ). Esse tributo está proposto com a tarifa de 12\%.