Qual o imposto sobre a propriedade de veiculos automotores?

Qual o imposto sobre a propriedade de veículos automotores?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual de competência dos estados e do Distrito Federal. Calculada sobre o valor de mercado dos automóveis, a taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos representa, em média, 3\% do preço do bem. Confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 de seu estado.

Por que carros não pagam o IPVA 2022?

Alguns carros não irão pagar o IPVA 2022 por conta do ano de fabricação. Dependendo do estado em que o motorista resida, alguns carros usados não precisarão pagar o imposto. Veja então exemplos de carros que não pagam o IPVA 2022.

Qual a isenção do IPVA para carros fabricados até 2022?

No Mato Grosso, carros fabricados até 2004 (com 18 anos ou mais de fabricação) não precisam pagar o IPVA 2022. Em São Paulo, Paraná, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul, a isenção do IPVA vale para carros 20 anos ou mais de fabricação. Já em Em Santa Catarina, carros com 30 anos (fabricados até 1992) ou mais estão isentos do IPVA.

LEIA TAMBÉM:   O que e o processo sucessorio?

Qual a responsabilidade do IPVA para o veículo usado?

Como explicado, o IPVA é de responsabilidade de cada estado. Mas, o mais comum é que, para o veículo usado, a base de cálculo do imposto seja o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança. Os valores são pesquisados em publicações especializadas e, subsidiariamente, na rede revendedora.

Qual a alíquota do imposto sobre o veículo?

“Artigo 9º – A alíquota do imposto, aplicada sobre a base de cálculo atribuída ao veículo, será de: I – 1,5\% (um inteiro e cinqüenta centésimos por cento) para veículos de carga, tipo caminhão; d) máquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares;

Como o imposto incide sobre a propriedade do bem?

O imposto incide sobre a propriedade do bem, de cobrança anual pelo Estado de registro sucedido a partir da data de aquisição do veículo pelo consumidor final, isto é, aquele cuja finalidade seja a de uso.