Qual o impacto que pode causar na vida e na familia de um usuario?

Qual o impacto que pode causar na vida e na família de um usuário?

Surgem sentimentos de culpa, tristeza, desespero, revolta. Acrescenta-se a esse quadro o lado emocional desequilibrado do dependente e temos um cenário propício para a desarmonia, o que torna o familiar ainda mais suscetível ao abuso de drogas.

Como fica a família de um usuário de drogas?

Segundo o estudo, o dependente químico afeta as atividades diárias e o psicológico dos familiares: 58\% das famílias com algum usuário de drogas têm afetada a habilidade de trabalhar ou estudar, 29\% das pessoas estão pessimistas quanto ao seu futuro imediato e 33\% têm medo que seu parente beba ou se drogue até morrer.

O que um dependente químico é capaz de fazer?

Devido à busca desenfreada pelo prazer que a droga proporciona e desencadeia no organismo, os usuários podem agir com agressividade ou até mesmo cometer loucuras, causadas tanto pela reação quanto pela síndrome de abstinência que sofrem.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a exportar para os Estados Unidos?

Quando a droga destrói famílias?

Independentemente de classe social ou escolaridade, a droga retira do convívio social crianças, jovens e adultos, destrói famílias e a dignidade de muitos usuários. Vendedora de joias e moradora de Taguatinga, Elizabeth* enfrenta há mais de 30 anos problemas na família relacionados ao uso de drogas.

Porque usuários de drogas mentem muito?

A mentira é um sinal clássico da dependência química, primeiro, ele passa a mentir onde estava e com quem estava, depois, passa a usar as mentiras para justificar suas faltas ao trabalho (escola) e ausência de outros compromissos. Por fim, ele passa a mentir em busca de algum dinheiro.

É fácil para um dependente químico parar de usar drogas?

Parar de usar drogas é possível sim, e digo isso por experiência própria, pois já estive do outro lado e sei que esse processo envolve muitos desafios. A dependência de drogas tem o poder de devastar a saúde e a vida da pessoa, e por isso o dependente deve encontrar apoio e acolhimento nesse processo.

Como a família pode contribuir e ajudar o seu parente dependente químico?

Faça uma abordagem sem julgamentos. Quando for conversar com o dependente químico, é importante ter empatia e demonstrar compreensão e apoio. Procure não julgá-lo nem confrontá-lo. Apenas converse de forma calma e sincera: fale das suas preocupações e mostre que você está do lado dele.