Qual o impacto do aumento da taxa Selic na economia real?

Qual o impacto do aumento da taxa Selic na economia real?

Com o aumento da Selic, os intermediários financeiros, por uma lógica racional, vão querer adquirir o título à uma taxa mais alta, o que corresponderia a um preço mais baixo. Por exemplo, se eles adquirissem as LTNs à uma taxa de 12,33\%, no final de outubro de 2021, o preço que eles pagariam seria R$ 735,10.

Quais os possíveis impactos das flutuações das taxas de juros sobre as decisões de financiamento das empresas brasileiras?

Quando as instituições financeiras diminuem as taxas de juros, o Brasil cresce economicamente, já que novos recursos são disponibilizados para os empreendedores. Esses recursos costumam ser utilizados para a oferta de novos produtos e serviços, fazendo com que as pessoas voltem a consumir.

LEIA TAMBÉM:   O que se aprende no primeiro ano de Medicina?

Como a taxa de juros impacta no câmbio?

Considerando toda a teoria discutida até agora, podemos dizer que a taxa de juros se comporta de forma inversa à inflação e a taxa de câmbio. Ou seja, quando a taxa de juros sobe, por exemplo com aumento da Taxa Selic, a inflação do País tende a diminuir, bem como a taxa cambial, valorizando a moeda nacional.

Por que as taxas de juros estiveram tão altas durante tanto tempo no Brasil?

A alta inadimplência entre a população brasileira também é fator considerável na hora da definição dos juros. No ano passado, o Brasil fechou com mais de 53 milhões de consumidores endividados. Por isso, os bancos aumentam as taxas de juros como garantia com atrasos e faltas de pagamento.

Como as decisões financeiras poderão influenciar nos resultados de uma empresa?

Todo o arcabouço conceitual das decisões financeiras tem sua avaliação fundamentada pelos resultados operacionais, através do desempenho econômico do empreendimento, o lucro operacional define os limites de remuneração das fontes de capital da empresa, as decisões de investimentos são avaliadas, de maneira incremental.

LEIA TAMBÉM:   O que e preciso para abrir uma empresa de consultoria?

Qual é o impacto da queda da taxa de juros no mercado brasileiro?

Na economia real, taxas baixas de juros favorecem o consumo e a produção. As pessoas passam a comprar mais com o crédito mais barato e as empresas a produzirem mais, aumentando a empregabilidade.

Qual é o efeito da elevação das taxas de juros locais no câmbio?

Quando a taxa de juros sobe, a moeda doméstica tende a se valorizar (o dólar fica mais barato frente ao Real), diminuindo o nível de preços dos bens comercializáveis internacionalmente quando expressos em moeda nacional.