Qual o conceito de risco economico?

Qual o conceito de risco económico?

O conceito de risco económico traduz a probabilidade do resultado de exploração ser inadequado aos objectivos da empresa ou até mesmo negativo, isto é, os proveitos de explorarão não serem suficientes para cobrirem os custos de exploração (fixos e variáveis), ou de outra forma, a empresa situar-se num nível de actividade inferior ao ponto crítico.

Qual é o risco financeiro da empresa?

O risco financeiro reflete o risco associado às decisões de financiamento, ou seja, a capacidade da empresa em liquidar seus compromissos financeiros assumidos.

Qual o objetivo da análise de riscos financeiros?

O objetivo da análise de riscos financeiros é auxiliar na tomada de decisões pelo gestor da companhia no sentido de evitar riscos indesejáveis ou criar planos para minimizar seu impacto sobre as contas da empresa.

LEIA TAMBÉM:   Qual foi a taxa de fecundidade no Brasil em 1950?

Por que os riscos são minimizados?

Os riscos sistemáticos podem ser minimizados uma vez que afetam apenas determinado setor. Um investidor que possua investimentos no ramo da construção civil, seja em ativos reais ou através de ações de alguma incorporadora, sofrerá as consequências de uma greve de trabalhadores desta área, por exemplo.

Qual é o risco econômico do mercado financeiro?

Dentro do mercado financeiro, existem o risco econômico de mercado e o de crédito. A definição de risco envolve os acontecimentos que resultam em falhas entre processos internos, perdas ou qualquer outra ocorrência que envolva fatos inesperados que causem danos.

Qual é a noção de risco financeiro?

RISCO ECONÓMICO E RISCO FINANCEIRO A noção de risco é geralmente associada a algo de inesperado e indesejável que se pretende reduzir ou eliminar. Numa óptica especificamente financeira, está sobretudo ligada à perspectiva dos resultados a obter poderem vir a ser diferentes dos previstos, em maior ou menor escala. Segundo Durban (1989: p.

Será que o risco econômico é associado com as atividades empresariais?

Sendo que o risco econômico são exclusivamente associados com as atividades empresariais e atribuídas com o setor na qual essa é inserida. Um exemplo de risco econômico seria o aumento da concorrência do setor em que a companhia atua. Já o risco financeiro é associado com as dívidas da empresa.